Estresse de fim de ano

28 de novembro de 2016

Férias, viagens, família, amigos, 13º salário, IPTU, IPVA, material escolar, novos planos, novas metas. O fim de ano é sempre um misto de alegrias e preocupações e ambas as situações podem gerar altos níveis de estresse.

Coisas boas também geram estresse

O estresse é uma defesa orgânica decorrente de estímulos físicos, psicológicos ou psicossociais positivos ou negativos.Tudo o que é novo pode gerar estresse, trata-se de um processo de adaptação do nosso organismo a situações com as quais ainda não sabemos lidar. E as possibilidades que chegam com um novo ano trazem ansiedade e incertezas.

Como evitar o estresse

Existem situações estressantes inevitáveis, então devemos aprender a lidar com isso da melhor forma possível. Caso você passe por algum momento de tensão, lembre-se de agir sempre racionalmente, sem tomar decisões com pressa e apenas pela emoção. Além disso, compartilhe suas dúvidas com amigos e familiares: ter um outro ponto de vista pode ajudar. Algumas atividades dessa época podem ser gerenciadas, entre elas: férias, compras de Natal, contas e gastos escolares. Planeje suas finanças para evitar estresse com situações previsíveis.

Permita-se

O seu nível de estresse está diretamente ligado ao modo com que você lida com ele. Então, leve as coisas menos a sério, viva mais e se preocupe menos. Seja positivo, tenha amigos e familiares por perto, dedique-se ao que te faz bem. Além disso, pratique atividades físicas, elas são fundamentais para a liberação de endorfina, o hormônio do bem-estar. Coloque sua saúde em primeiro lugar. Esse é o primeiro passo para começar o ano novo com o pé direito.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME