Negociação de reajuste: como funciona na prática?

13 de maio de 2019

As indústrias de energia desempenham um papel vital, fornecendo eletricidade e combustíveis para o funcionamento de diversos setores. Mas as empresas deste segmento também enfrentam desafios únicos e precisam, portanto, estarem preparadas para lidar com uma série de danos.

 

Principais riscos das indústrias de energia

 
Incêndios 

A natureza das operações de algumas companhias elétricas envolve o manuseio de materiais inflamáveis e sistemas complexos. Isso cria um alto risco de queimadas, que podem resultar em perdas catastróficas. 

Sendo assim, é fundamental o desenvolvimento de medidas de segurança, como sistemas de detecção e combate a incêndios, treinamento de funcionários e planos de evacuação. 

 

Leia também: A importância do seguro contra incêndio

 

No entanto, esse risco não se restringe apenas ao ambiente da companhia em si. A título de curiosidade, em 2020 mais de 50% dos incêndios em casas ou apartamentos resultaram da sobrecarga no sistema elétrico da região. 

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2022 o número registrado foi de 874 casos. Isso nos leva ao próximo risco.

 

Responsabilidade civil a terceiros

É preciso ter em mente que a indústria de energia pode afetar diretamente comunidades, propriedades e estabelecimentos ao seu redor. Um evento inesperado, como um acidente causado por negligência, pode resultar em reclamações legais e ações judiciais por parte de terceiros afetados.

Para proteger-se contra essas situações, é essencial que as empresas tenham um seguro de Responsabilidade Civil adequado, que cubra danos a terceiros e despesas legais associadas.

 

Danos ambientais

A sustentabilidade e a proteção ambiental estão se tornando mais importantes em todos os setores, especialmente na indústria de energia. Isso porque as companhias deste ramo podem impactar diretamente o ecossistema.

 

Os reflexos das indústrias hídricas

Uma das principais preocupações das companhias deste segmento é o consumo excessivo dos recursos hídricos. Processos industriais intensivos requerem grandes volumes de água, e, muitas vezes, essa demanda excede a capacidade de reposição disponível. 

Isso pode levar à exploração insustentável de fontes de água, diminuindo os níveis dos aquíferos subterrâneos e contribuindo para a escassez em áreas já afetadas por secas e mudanças climáticas.

Vale lembrar que problemas que causem danos ao meio ambiente podem ter consequências graves, tanto em termos financeiros quanto de reputação.

 

Mitigando os riscos da indústria de energia

Como vimos no artigo, cada indústria tem seu tipo de risco predominante. Realizar uma avaliação detalhada dos danos em todas as áreas da companhia é o primeiro passo. Identifique os pontos críticos, como áreas de armazenamento de combustíveis, equipamentos elétricos, locais de captação de recursos e sistemas de geração de energia. Isso ajudará a determinar as medidas de prevenção necessárias em cada local.

Mantenha um programa de manutenção preventiva para identificar e corrigir possíveis falhas ou condições perigosas. Isso ajudará a indústria não só a reduzir os riscos, mas também colaborar, por exemplo, para a diminuição de gases de efeito estufa, redução de resíduos e utilização sustentável de recursos naturais.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME