HOMEM  2.0 

Nada mais fora de moda do que preconceito machista. Na saúde, a ignorância mata milhões de brasileiros. Mas é inegável que os homens de hoje são muito diferentes de seus pais e avôs. O diagnóstico precoce do câncer de próstata tem resultado em alto índice de cura e o exame que salva vidas tem deixado de ser apenas tema de piadas, tornando-se um aliado de homens esclarecidos

HOMEM  2.0 

Nada mais fora de moda do que preconceito machista. Na saúde, a ignorância mata milhões de brasileiros. Mas é inegável que os homens de hoje são muito diferentes de seus pais e avôs. O diagnóstico precoce do câncer de próstata tem resultado em alto índice de cura e o exame que salva vidas tem deixado de ser apenas tema de piadas, tornando-se um aliado de homens esclarecidos

4 EM CADA 5

homens se curam do câncer de próstata no Brasil, a maioria graças ao diagnóstico precoce.

FONTE / INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA) / LEIA A MATÉRIA COMPLETA

4 EM CADA 5

homens se curam do câncer de próstata no Brasil, a maioria graças ao diagnóstico precoce.

FONTE / INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA) / LEIA MATÉRIA COMPLETA

Se as campanhas de prevenção do câncer de mama ganharam a mídia nos anos 90, os homens demoraram um pouco mais para encarar a questão do câncer de próstata, de pênis e de testículo. Em 2003, dois amigos australianos colocaram o dedo na ferida e transformaram o bigode em um símbolo de conscientização pela promoção de saúde masculina, em Melbourne. O Movember, como foi chamado, era a junção das palavras inglesas “moustache” ou “mo” (bigode) e “november” (novembro), o que acaba incorporando também a palavra “move” (movimento). Hoje, a fundação de mesmo nome atua em mais de 20 países, ajudando a chamar atenção para a causa. No Brasil, em 2008, a campanha “Um Toque, um Drible”, lançada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, abordou o tema. Quatro anos depois, a mesma entidade criou o Novembro Azul.

A divulgação certamente contribuiu para a queda do preconceito, bem como a mudança de atitude e maneira de pensar das gerações que nasceram depois dos anos 60. Ainda assim, alguns não realizam o exame do toque retal por algum tipo de constrangimento. Como já mostramos em outras edições, as diferenças sociais fazem mais vítimas fatais na população pobre, de baixa escolaridade e com acesso dificultado ao sistema de saúde. Daí a relevância na atuação de gestores de RH na propagação das informações em empresas, especialmente fábricas e indústrias.

 

Atenção redobrada para homens negros

A idade recomendada para começar a realizar o exame de toque retal é de 45 anos para homens negros e 50 para os demais. Um outro exame, a dosagem de PSA, laboratorial e medido no sangue, complementa os dados para o diagnóstico médico. Infelizmente, a população negra tem o dobro de risco de desenvolver a doença em relação às demais, por isso devem começar antes e estar mais alertas. Ainda não se sabe o porquê.

FONTES
/ MOVEMBER /
CONHEÇA O PROJETO
/ INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA / LEIA A MATÉRIA COMPLETA

DEBOCHANDO DO PRECONCEITO
Nem todos os países utilizam o mês de novembro para destacar o câncer de próstata. A Nova Zelândia tem o Blue September, enquanto a Islândia faz ações em Março. Em 2015, a fundação islandesa Mottusmars (uma junção de palavras semelhante a Movember) produziu o comercial “Save Your Ass” (Salve Seu Traseiro), com celebridades do país, que virou referência pelo humor incomum.
Se as campanhas de prevenção do câncer de mama ganharam a mídia nos anos 90, os homens demoraram um pouco mais para encarar a questão do câncer de próstata, de pênis e de testículo. Em 2003, dois amigos australianos colocaram o dedo na ferida e transformaram o bigode em um símbolo de conscientização pela promoção de saúde masculina, em Melbourne. O Movember, como foi chamado, era a junção das palavras inglesas “moustache” ou “mo” (bigode) e “november” (novembro), o que acaba incorporando também a palavra “move” (movimento). Hoje, a fundação de mesmo nome atua em mais de 20 países, ajudando a chamar atenção para a causa. No Brasil, em 2008, a campanha “Um Toque, um Drible”, lançada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, abordou o tema. Quatro anos depois, a mesma entidade criou o Novembro Azul.

A divulgação certamente contribuiu para a queda do preconceito, bem como a mudança de atitude e maneira de pensar das gerações que nasceram depois dos anos 60. Ainda assim, alguns não realizam o exame do toque retal por algum tipo de constrangimento. Como já mostramos em outras edições, as diferenças sociais fazem mais vítimas fatais na população pobre, de pouca ou nenhuma escolaridade e com acesso dificultado ao sistema de saúde. Daí a relevância na atuação de gestores de RH na propagação das informações em empresas, principalmente nas fábricas e indústrias.

 

Atenção redobrada para homens negros

A idade recomendada para começar a realizar o exame de toque retal é de 45 anos para homens negros e 50 para os demais. Um outro exame, a dosagem de PSA, laboratorial e medido no sangue, complementa os dados para o diagnóstico médico. Infelizmente, a população negra tem o dobro de risco de desenvolver a doença em relação às demais, por isso devem começar antes e estar mais alertas. Ainda não se sabe o porquê.

 

FONTES
/ MOVEMBER /
CONHEÇA O PROJETO
/ INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA / LEIA A MATÉRIA COMPLETA

DEBOCHANDO
DO PRECONCEITO
Nem todos os países utilizam o mês de novembro para destacar o câncer de próstata. A Nova Zelândia tem o Blue September, enquanto a Islândia faz ações em Março. Em 2015, a fundação islandesa Mottusmars (uma junção de palavras semelhante a Movember) produziu o comercial “Save Your Ass” (Salve Seu Traseiro), com celebridades do país, que virou referência pelo humor incomum.
PEQUENA E COADJUVANTE
A próstata é uma glândula do sistema reprodutivo masculino do tamanho de uma noz, localizada abaixo da bexiga. E nem é protagonista

Dado o nível de preocupação que a próstata traz aos homens a partir dos 50 anos, sua atuação no corpo nem é algo tão significativo: ela produz uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozóides. É importante, claro, mas é isso. No máximo, 30% do semem é composto por secreção prostática. Ao longo da vida, ela pode desenvolver três doenças: a prostatite, uma simples inflamação; a hiperplasia prostática benigna, como o nome diz, o crescimento benigno do órgão, e o câncer. O câncer pode não ter sintomas perceptíveis no início. Portanto, apenas os exames podem garantir que você está saudável. Não vacile e consulte um médico caso:

_ sinta dificuldade ou incômodo ao urinar ou ejacular
_ note a presença de sangue na urina
_ tenha a necessidade de urinar diversas vezes ao dia ou à noite

Aliados e vilões recorrentes

Além do histórico familiar da doença, os maiores inimigos são a obesidade, o sedentarismo e os maus hábitos clássicos: tabaco, álcool e alimentos gordurosos ou industrializados. Quando você se senta, está sentado sobre a próstata, por isso é recomendado levantar-se e andar regularmente durante o dia, além de manter uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável, o que – no fim – é a fórmula mágica para prevenir o câncer e quase todos os outros tipos de doença.

FONTES
/ MINISTÉRIO DA SAÚDE /
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
/ INCA / LEIA A MATÉRIA COMPLETA
/ SAÚTIL / LEIA A MATÉRIA COMPLETA

PEQUENA E COADJUVANTE
A próstata é uma glândula do sistema reprodutivo masculino do tamanho de uma noz, localizada abaixo da bexiga. E nem é protagonista

Dado o nível de preocupação que a próstata traz aos homens a partir dos 50 anos, sua atuação no corpo nem é algo tão significativo: ela produz uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozóides. É importante, claro, mas é isso. No máximo, 30% do semem é composto por secreção prostática. Ao longo da vida, ela pode desenvolver três doenças: a prostatite, uma simples inflamação; a hiperplasia prostática benigna, como o nome diz, o crescimento benigno do órgão, e o câncer. O câncer pode não ter sintomas perceptíveis no início. Portanto, apenas os exames podem garantir que você está saudável. Não vacile e consulte um médico caso:

_ sinta dificuldade ou incômodo ao urinar ou ejacular
_ note a presença de sangue na urina
_ tenha a necessidade de urinar diversas vezes ao dia ou à noite

Aliados e vilões recorrentes

Além do histórico familiar da doença, os maiores inimigos são a obesidade, o sedentarismo e os maus hábitos clássicos: tabaco, álcool e alimentos gordurosos ou industrializados. Quando você se senta, está sentado sobre a próstata, por isso é recomendado levantar-se e andar regularmente durante o dia, além de manter uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável, o que – no fim – é a fórmula mágica para prevenir o câncer e quase todos os outros tipos de doença.

FONTES
/ MINISTÉRIO DA SAÚDE /
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
/ INCA / LEIA A MATÉRIA COMPLETA
/ SAÚTIL / LEIA A MATÉRIA COMPLETA

SE TOQUE
Raros, porém agressivos, os cânceres de pênis e de testículo podem ser combatidos com atenção ao próprio corpo e informação

Colocar as palavras “câncer”, “pênis” e “testículo” na mesma frase é de assustar qualquer homem. Mas calma: o de pênis representa apenas 2% dos tumores malignos em homens, e o de testículo 5%. E as taxas de mortalidade são ainda menores que nos tumores de próstata quando tratados no início. O câncer de pênis geralmente é causado por má higiene, complicações da não-circuncisão e relações sexuais desprotegidas. No Brasil, mais da metade dos casos aparecem entre a população mais pobre no Norte e no Nordeste, devido à falta de esclarecimento e condições precárias de vida. Fique atento aos sintomas:

_ aparecimento de ferida avermelhada que não cicatriza
_ nódulo no pênis, na glande ou no prepúcio
_ pele do pênis mais espessa ou com alterações na cor
_ corrimento com mau cheiro
_ sangramento
_ inchaço da extremidade do pênis
_ dor e inchaço na virilha

Autoexame não é só para elas

O câncer de testículo não costuma se manifestar de forma tão aparente quanto o de pênis até que esteja em estágio avançado. Para identificar qualquer indício, o homem deve fazer o autoexame mensalmente, sempre após um banho quente, pois o calor relaxa o escroto e facilita a observação de anormalidades. Procure um médico caso apresente:

_ mudança no tamanho dos testículos
_ sensação de peso no escroto
_ dor na virilha ou na região inferior do abdômen
_ líquido no escroto
_ dor no testículo ou escroto

FONTES
/ INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA /
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
/ INCA / LEIA A MATÉRIA COMPLETA
/ TUASAÚDE / LEIA A MATÉRIA COMPLETA

SE TOQUE
Raros, porém agressivos, os cânceres de pênis e de testículo podem ser combatidos com atenção ao próprio corpo e informação

Colocar as palavras “câncer”, “pênis” e “testículo” na mesma frase é de assustar qualquer homem. Mas calma: o de pênis representa apenas 2% dos tumores malignos em homens, e o de testículo 5%. E as taxas de mortalidade são ainda menores que nos tumores de próstata quando tratados no início. O câncer de pênis geralmente é causado por má higiene, complicações da não-circuncisão e relações sexuais desprotegidas. No Brasil, mais da metade dos casos aparecem entre a população mais pobre no Norte e no Nordeste, devido à falta de esclarecimento e condições precárias de vida. Fique atento aos sintomas:

_ aparecimento de ferida avermelhada que não cicatriza
_ nódulo no pênis, na glande ou no prepúcio
_ pele do pênis mais espessa ou com alterações na cor
_ corrimento com mau cheiro
_ sangramento
_ inchaço da extremidade do pênis
_ dor e inchaço na virilha

Autoexame não é só para elas

O câncer de testículo não costuma se manifestar de forma tão aparente quanto o de pênis até que esteja em estágio avançado. Para identificar qualquer indício, o homem deve fazer o autoexame mensalmente, sempre após um banho quente, pois o calor relaxa o escroto e facilita a observação de anormalidades. Procure um médico caso apresente:

_ mudança no tamanho dos testículos
_ sensação de peso no escroto
_ dor na virilha ou na região inferior do abdômen
_ líquido no escroto
_ dor no testículo ou escroto

FONTES
/ INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA /
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
/ INCA / LEIA A MATÉRIA COMPLETA
/ TUASAÚDE / LEIA A MATÉRIA COMPLETA

“O homem comum é exigente com os outros; o homem superior é exigente consigo mesmo”

Marco Aurélio, 121 – 180, imperador romano

“O homem comum é exigente com os outros; o homem superior é exigente consigo mesmo”

Marco Aurélio,
121 – 180, imperador romano

CURTIU? COMPARTILHE COM AMIGOS

CURTIU? COMPARTILHE COM AMIGOS

© 2018, It’sSeg Seguros Inteligentes.

© 2018, It’sSeg Seguros Inteligentes.