Se você acha que idoso combina com crochê, cadeira de balanço, contar histórias e jogar dominó, reveja seus conceitos agora mesmo. Uma nova geração de idosos está surgindo no mundo: pessoas que, independentemente de estarem na terceira idade, viajam, trabalham, praticam atividades físicas e querem ter muita qualidade de vida.
O Brasil está envelhecendo?
Hoje, 12,5% da população está na melhor idade e a expectativa de vida do brasileiro é de 75,2 anos, segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com um estudo
realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer muito além da média internacional. Até 2050, a quantidade de idosos vai duplicar no mundo,
enquanto no Brasil a tendência é que esse número quase triplique.
Envelhecendo com saúde
A terceira idade chega para todos e isso não é um problema. Porém, é preciso se preocupar com a saúde desde a juventude. Pratique exercícios físicos, mantenha uma alimentação saudável, beba bastante água, exercite o cérebro, use protetor solar, dê prioridade ao seu sono e evite os maus hábitos como: cigarro, bebidas alcoólicas e ingestão de gordura saturada.
Aproveite a melhor idade
Existem várias organizações que oferecem serviços de qualidade para aproveitar a melhor idade de uma maneira ativa e prazerosa. O Serviço Social do Comércio (SESC) oferece várias atividades para todos os públicos, inclusive para a terceira idade, desde hidroginástica, passando por aulas de culinária, até dança de salão. Você também pode viajar sem custo algum. Conforme o Estatuto do Idoso, as empresas de transporte devem reservar dois assentos para idosos viajarem de graça. O benefício é valido para quem tem mais de 60 anos e renda máxima de dois salários mínimos.