A partir desta semana, pessoas acima de 70 anos, imunossuprimidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas poderão receber uma dose de reforço contra a Covid-19. Agora a população poderá ser vacinada com a versão bivalente dos imunizantes.
Vale lembrar que em novembro do ano passado, a ANVISA autorizou, em caráter emergencial, a distribuição de duas vacinas bivalentes produzidas pela Pfizer. Os primeiros lotes desses imunizantes chegaram ao Brasil em dezembro.
O que são as vacinas bivalentes?
As vacinas bivalentes contam com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron, a mais transmissível. São dois tipos de imunizantes:
Bivalente BA.1 – Protege contra a variante original e contra a Ômicron BA.1
Bivalente BA.4 e BA.5 – Protege contra a variante original e também contra a Ômicron BA.4 e BA.5
As vacinas bivalentes são identificadas por tampa na cor cinza. Cada frasco possui seis doses e a vacina não deve ser diluída. O uso é indicado para a população a partir de 12 anos de idade como vacinação de reforço.
Como será feita a vacinação?
De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha será dividida por etapas:
Fase 1: Pessoas acima de 70 anos, imunossuprimidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
Fase 2: Pessoas entre 60 e 69 anos;
Fase 3: Gestantes e puérperas;
Fase 4: Profissionais da saúde.
Locais que já iniciaram a vacinação com as vacinas bivalentes
Segundo um levantamento da CNN, pelo menos 18 capitais iniciaram a vacinação na segunda-feira (27/02): Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Palmas (TO), Macapá (AP), São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), Maceió (AL), Aracaju (SE), Goiânia (GO), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Rio Branco (AC) e Salvador (BA).
Três cidades ainda não contam com informações sobre a aplicação: Fortaleza (CE), Belém (PA) e Florianópolis (SC).
Onde se vacinar?
A vacinação contra a Covid-19 ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, a imunização acontece nas AMAs e UBSs integradas, também das 7h às 19h.
Caso existam doses remanescentes da vacina bivalente perto do horário final das atividades nas unidades de saúde, idosos acima de 60 anos poderão tomar o imunizante, desde que sejam moradores da região da UBS. Para fazer a inscrição prévia, é necessário apresentar comprovante de endereço.