Como implementar um seguro de vida em grupo nas empresas?

09 de março de 2023

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Qualquer organização que busca se destacar no mercado deve priorizar seus colaboradores. Como parte dessa estratégia, os benefícios que a empresa oferece aos seus funcionários têm um papel fundamental.

O seguro de vida em grupo, por exemplo, está entre os principais diferenciais de uma companhia. Embora não seja obrigatório para todas as categorias profissionais, é uma boa forma de cuidar das pessoas que trabalham com você e também de suas famílias. 

O que é o seguro de vida em grupo?

É um produto contratado por organizações para cobrir o risco de um grupo de pessoas. Este benefício empresarial serve para trazer mais tranquilidade aos funcionários e suporte aos familiares em casos de imprevistos.

O seguro garante o pagamento da quantia definida na apólice ao próprio segurado ou aos seus beneficiários, caso aconteça um dos eventos cobertos pelo produto. Em outras palavras, se o trabalhador sofrer um acidente, descobrir uma doença grave ou vir a falecer, ele ou os seus dependentes terão apoio para liquidar as despesas e organizar a vida após o ocorrido.

Como é feita a contratação?

Para contratar este produto, alguns pontos são levados em consideração. Entre eles estão as necessidades de cobertura, o tamanho da companhia e a quantidade de vidas que serão incluídas na apólice. 

O risco do ramo de atividade que a empresa atua também é analisado, assim como o comportamento da organização diante de seguros anteriores. O gerente de implantação da It’sSeg, Danilo Torres, explica:

“Uma mineradora, por exemplo, possui um risco bem elevado para o seguro de vida. Por isso, este cenário também é levado em consideração ao contratar o produto. Existem empresas que encontram dificuldades na contratação, pois já tiveram esse seguro antes, mas possuem a sinistralidade alta, ou seja, a quantidade de vezes em que algum serviço foi acionado”.

O gerente pontua que até mesmo as grandes empresas podem enfrentar essa situação. Por isso, vale a pena conversar com uma corretora especializada para escolher qual o melhor seguro de vida para a sua companhia. 

Como a empresa pode escolher um Seguro de Vida?

Neste ponto da contratação, também se faz importante a ajuda de uma consultoria. Afinal, a escolha do seguro irá depender da prioridade de cada empresa. 

O produto inclui uma variedade enorme de coberturas, por este motivo, é importante entender quais são essenciais para os seus trabalhadores. Entre as mais buscadas costuma estar a cobertura por incapacidade temporária, que dá direito à indenização em casos de doenças graves, como AVC e câncer, para ajudar a custear o tratamento.

Quem pode contratar este seguro?

“Qualquer empresa pode contratar o seguro de vida, independente do porte e segmento”, esclarece Danilo. Associações, sindicatos e clubes também podem adquirir o serviço.

O número mínimo de vidas a serem incluídas na apólice é determinado pelas seguradoras, por isso, pode variar. Normalmente, elas oferecem formatos flexíveis para atender organizações de diferentes tamanhos. A quantidade mínima exigida para contratação de um seguro de vida coletivo costuma ser de três pessoas.

Já em empresas maiores, de modo geral, existem planos específicos para contratações acima de 99 vidas. Este número inclui os trabalhadores e seus dependentes.

Quanto tempo leva para fazer a implantação?

O gerente da It’sSeg relata que o processo de contratação varia de acordo com a operação de cada seguradora. Em média, são necessários 30 dias úteis para que o produto seja inserido na empresa, no entanto, há casos em que este tempo pode se estender.

Vale lembrar que a vigência do contrato do seguro de vida empresarial costuma ser de um ano. Contudo, é possível optar por prazos maiores. A alteração da vigência padrão e outras questões contratuais devem ser tratadas com a corretora especializada. Além de indicar o seguro que melhor atenderá a sua organização, ela poderá adaptá-lo às suas necessidades.

Importância de contar com o seguro de vida 

Diferente do que muitos pensam, o seguro de vida não serve apenas em casos de falecimento. Como vimos ao longo do artigo, é possível oferecer coberturas que abrangem uma série de situações distintas, relacionadas a eventuais emergências que o funcionário possa ter ao longo da sua jornada de trabalho.

Um seguro de vida pode incluir cobertura para incapacidade temporária por acidente, na qual o funcionário receberá uma renda diária em casos de afastamento do serviço, ou adiantamento do prêmio em vida para casos de doenças terminais ou crônicas. Assim, o trabalhador pode antecipar o valor da indenização ainda em vida. 

Além desses benefícios, existem outras coberturas que valem a pena, como assistência emergencial, despesas médico-odontológicas, assistência funeral, entre outras. 

ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME