O inverno começou, oficialmente, para os brasileiros no dia 21 de junho e, com ele, chega o alerta para algumas doenças que se aproveitam do tempo frio para afetar a nossa saúde – principalmente o sistema respiratório.
A matemática é simples: ar seco + temperaturas baixas + preferência por lugares fechados = mais chances de transmissão de vírus e bactérias.
Entre as doenças mais frequentes nas estações de baixa temperatura, podemos destacar: gripe, resfriado, rinite, asma, bronquite, sinusite, otite, pneumonia e – não poderíamos esquecer – covid-19. Crianças e idosos são o grupo com maior risco de sofrer reações graves, porque seu sistema imunológico é naturalmente mais frágil.
Como prevenir as doenças comuns do inverno?
Certas situações são inevitáveis, mas lembre-se de que, se estivermos com a saúde em dia, dificilmente seremos vítimas dessas doenças. Alguns cuidados ajudam você a se proteger e podem aumentar sua imunidade:
- Evite locais fechados e com excesso de pessoas;
- Deixe o ambiente o mais ventilado e arejado possível;
- Cubra a boca e o nariz ao espirrar ou tossir;
- Mantenha as mãos higienizadas, principalmente quando estiver em locais públicos. E evite tocar os olhos, boca e nariz com as mãos sujas;
- Inclua frutas, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas em sua alimentação para melhorar a imunidade;
- Mantenha-se hidratado;
- Vá ao pronto-socorro somente em casos de emergência e urgência, pois, este é um ambiente com alto risco de contaminação. Se possível, utilize a telemedicina para fazer consultas;
- Evite o acúmulo de poeira em casa;
- Não compartilhe objetos como copos, talheres, canetas, smartphones e outros itens pessoais;
- Se estiver doente e sair de casa, utilize máscara para evitar a transmissão de vírus;
- Vacine-se. Tanto a vacina da gripe, quanto a vacina da covid são aplicadas gratuitamente nos postos de saúde.