Com o avanço da vacinação contra a covid-19, podemos começar a fazer planos e sonhar com um mundo pós-pandemia. Entretanto, é preciso ter cautela. Não só o coronavírus segue entre nós, como os efeitos da pandemia em nosso psicológico continuam incertos.
Olhar para trás
Ao analisar acontecimentos anteriores, especialistas preveem que o futuro pode ser de exageros, porque quando o ser humano vive um período de limitações impostas, existe a tendência de compensação.
Após o controle da covid-19, pessoas podem sentir o desejo de recompensar as restrições da pandemia com consumo desenfreado e a busca pelo prazer sexual. O medo “do que vai ser amanhã?” também tende a influenciar comportamentos daqui para frente.
Como encarar o futuro?
Com essas questões em mente, é preciso ter consciência dos seus limites para evitar exageros. Aqui vão algumas dicas:
- O medo pode aumentar exageradamente a percepção de risco e, em vez de proteger, paralisa. Procure distinguir o que é possibilidade de probabilidade.
- Evite comportamentos “8 ou 80”. Reações emocionais e comportamentais extremas, em geral, acarretam problemas sociais, familiares e profissionais.
- Faça o que te faz bem. Tenha uma rotina, pratique exercícios, alimente-se de forma saudável, mantenha contato com amigos e realize atividades de lazer.
- Sempre que a ansiedade, o medo ou outros problemas de natureza mental impedirem que você viva sua vida, procure ajuda de um psicólogo.