Conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra, e que pode ser causada por vírus, bactérias, agentes químicos ou alergias. É uma doença altamente contagiosa: a contaminação se dá pelo contato com pessoas ou objetos infectados, principalmente em ambientes fechados e com aglomerações.
Sintomas
Os principais sintomas da conjuntivite são: coceira, vermelhidão e sensação de areia nos olhos, secreção abundante, lacrimejamento, inchaço das pálpebras, intolerância à luz e visão embaçada. Ao sentir algum desses sintomas, procure um oftalmologista com urgência. Evite a automedicação.
Tratamento
É feito por meio de colírios lubrificantes ou com antibióticos, soro fisiológico e compressas geladas sobre as pálpebras e higienização constante dos olhos. É preciso evitar o contato dos olhos com as mãos e objetos para prevenir a recontaminação.
Prevenção
Pelo alto poder de transmissão, é difícil se proteger totalmente da conjuntivite, mas algumas atitudes podem evitar que você seja contaminado, como: não compartilhar maquiagens, toalhas de rosto, óculos e outros objetivos de uso pessoal, não colocar as mãos nos olhos antes de lavá-las adequadamente e evitar o contato com pessoas contaminadas.