14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue

16 de junho de 2016

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

20 minutos é muito? Esse tempo pode salvar até quatro vidas! Dados do hemocentro de São Paulo indicam que um doador de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,9% dos brasileiros doam sangue regularmente. Apesar de estarmos dentro dos parâmetros estipulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1% a 3% da população como doadores regulares, o ideal seria que essa porcentagem chegasse a 3%.

Doar sangue vai me deixar indisposto?

Mito. A quantidade de sangue colhido não afeta a saúde do doador e a recuperaçãoé imediata. Antes do procedimento é feita uma entrevista para garantir a segurançade quem doa e de quem recebe. Caso você fique um pouco indisposto, não se preocupe, vá para casa e descanse. Conforme o Decreto-Lei 5.452, o doador de sangue tem direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados, basta apresentaro atestado de doação que é entregue ao final do procedimento.

Requisitos básicos

Apresentar identificação pessoal (documento com foto), estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de uma autorização legal), pesar acima de 50kg, estar descansado (ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior) e estar alimentado.

Clique aqui e encontre o posto de doação mais próximo de você.

ARTIGOS RELACIONADOS
Digital Twins na Saúde: da simulação à personalização do cuidado

Digital Twins na Saúde: da simulação à personalização do cuidado

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

Como Planos de Saúde vão atender pacientes do SUS a partir de setembro

Como Planos de Saúde vão atender pacientes do SUS a partir de setembro

Em 2025, o acesso ao salário-maternidade se tornou mais inclusivo para mulheres autônomas, MEIs, seguradas especiais e contribuintes facultativas. A mudança, implementada pela Instrução Normativa INSS nº 188/25, eliminou a antiga exigência de carência mínima de 10 contribuições.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME