O colesterol é considerado uma gordura importante para o organismo, pois ajuda na estruturação da parede das células, digestão, produção de hormônios e fabricação da bile. Mas, em excesso, pode causar problemas sérios para a saúde. Um dos principais é o acumulo de placa de gordura nas artérias, o que impede a circulação do sangue e gera uma série de complicações, como: infarto, acidente vascular cerebral, entre outras.
Fique atento
O colesterol alto é uma doença silenciosa, que apresenta poucos sintomas. Na maioria das vezes, as pessoas só a descobrem quando sofrem alguma de suas complicações, como derrame e acidente vascular cerebral. Por isso, é importante fazer exames periódicos para acompanhar as taxas de colesterol no sangue, principalmente se existe a doença no histórico familiar.
Prevenir sem sacrifícios
Não é preciso entrar em uma dieta rigorosa ou virarescravo da academia. Pequenas mudanças, como exercícios físicos regulares, evitar alimentos industrializados e manter uma alimentação rica em fibras podem te garantir uma boa qualidade de vida, com o colesterol trabalhando ao seu favor. Alimentos ricos em fibras solúveis, como maçã, aveia e polpa de maracujá (parte branca da casca, cozida) contêm pectina, que ajuda a eliminar o colesterol da alimentação pelas fezes.