Dia Mundial de Combate às Drogas: orientações para os pais

24 de junho de 2016

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

246 milhões de pessoas é muito, não é mesmo? Pois é, este é o número de usuários de drogas ilícitas no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), sendo que 27 milhões delas são consideradas usuárias problemáticas, ou seja, as consomem de forma regular ou apresentam distúrbios ou dependência. O uso de drogas mata, em média 187.100, pessoas por ano!

Meu filho está usando drogas

Converse. Falar sobre drogas, assim como vários outros assuntos considerados “tabus” deve fazer parte da formação educacional e social dos filhos, e as orientações referentes às consequências devem existir desde a infância. Segundo estudos realizados pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) com jovens do ensino fundamental e médio em 27 capitais brasileiras, a média de idade em que ocorre o primeiro contato com álcool e tabaco é de 12,5 anos a 12,8 anos. Entre os que experimentaram maconha, o primeiro uso ocorreu, em média, aos 13,9 anos e, no caso da cocaína, aos 14,4 anos.

O que fazer?

O governo oferece acesso ao Portal VIVA VOZ, um canal criado para auxiliar dependentes químicos ou familiares. O atendimento é gratuito e você não precisa se identificar. Profissionais de Recursos Humanos, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho também podem tirar suas dúvidas. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 24h. Telefone: 0800 510 0015.

ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME