Do que o seu bebê precisa? Não, não é papinha, chá, frutas ou sucos. Até os seis meses de idade, seu bebê precisa apenas de leite materno. A Semana Mundial de Aleitamento Materno existe para alertar a todos sobre a importância do leite materno na proteção e desenvolvimento das crianças.
O melhor alimento para o bebê
Além disso, amamentar ultrapassa todas as barreiras entre mãe e filho, vai muito além de simplesmente alimentar fisicamente, é um ato que estreita a relação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo, no mínimo, até os seis meses de idade. Após esse período, a criança já tem o sistema digestivo amadurecido e é possível introduzir outros nutrientes em sua alimentação.
Voltei de licença, como faço para amamentar?
Muitas mães suspendem a amamentação dos filhos mais cedo para não ter problemas após o término da licença maternidade, mas o Artigo 396 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) assegura o direito à amamentação nessa situação: “para amamentar o próprio filho, até que este complete seis meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais, de meia hora cada um”. Esse período pode se estender, caso a saúde da criança exija. Para isso, a mãe precisa apresentar uma declaração da autoridade competente, que pode ser o pediatra.
A favor da vida
Segundo estudos realizados pela revista de medicina Lancet, o aleitamento materno até os seis meses de idade pode evitar a morte de 800 mil crianças no mundo, além de ter a capacidade de diminuir em um terço as infecções respiratórias e reduzir pela metade os casos de diarréia em crianças de países mais pobres.
Que tal doar?
A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano disponibiliza em seu site uma relação de bancos de leite por todo o Brasil. Entre e encontre o lugar mais próximo de você para efetuar sua doação: www.redeblh.fiocruz.br.