O D&O é um seguro ou um benefício?

30 de março de 2017

Por Paulo Baptista, especialista em riscos de responsabilidade financeira e Diretor da It’sSeg Partners.

No Brasil, já é relativamente comum que um alto executivo ou um conselheiro, que decide em nome da empresa, tenha um seguro D&O. Já faz parte da negociação para aceitar um cargo de risco como esse. É comum também que a contratação desse seguro seja um assunto conduzido pela área financeira e nem sempre em conjunto com o RH. Mas esta situação vem mudando rapidamente.

O D&O (Directors and Officers Liability Insurance) é um seguro que protege diretores e conselheiros envolvidos nos processos de decisão de uma empresa em relação a riscos desconhecidos ou aos quais eles não tiveram acesso ou controle. Já é quase uma obrigação para as empresas de capital aberto oferecer este seguro aos seus executivos e divulgar o valor de sua cobertura em seus relatórios anuais.

Acontece que no ambiente de negócios globalizado, tecnológico, frenético e com estruturas cada vez mais enxutas, estes riscos são cada vez menos previsíveis e mais frequentes. Se somarmos isto ao contexto político, econômico e social do nosso País, a probabilidade de acontecer algo totalmente inesperado, alheio ao nosso controle e gestão é altíssima.

Esse contexto gera um sentimento de insegurança e faz com que cada vez mais pessoas altamente preparadas, mas cientes dos riscos pessoais que correm, rejeitem funções de alto nível em conselhos e diretorias de empresas. Alguns RHs com quem trabalhamos, percebendo este movimento, começam a ver o seguro D&O como um item obrigatório, junto com o seguro saúde familiar, que precisa constar no pacote de benefícios que fará parte do contrato de trabalho.

Assim como é lógico que uma indústria tenha seguro para acidentes de trabalho e se preocupe com a segurança dos colaboradores, também deveria ser natural pensar que conselheiros, diretores e executivos estejam protegidos contra um outro tipo de “acidente de trabalho”, nesse caso danos financeiros e de imagem capazes de prejudicar irreversivelmente sua vida e o futuro seu e de sua família, decorrentes dos cargos que ocupam.

A ideia de que o D&O é um produto elitizado é falsa. Ele não é nada restrito. Custa entre 0,1% a 1% do valor da apólice e as coberturas podem ser customizadas. Como não pode ser contratado individualmente, mas para todos, o rateio do custo final por segurado é surpreendentemente irrisório. É importante para empresas de todos os tamanhos. É, inclusive, muito necessário para o terceiro setor.

Acredito que o D&O é um seguro fundamental, pois permite que possamos focar nos desafios do nosso trabalho com a tranquilidade de saber que alguns dos nossos bens mais valiosos, como patrimônio familiar, liberdade e reputação estão protegidos. Sendo um seguro tão simples de contratar e acessível, a única explicação para que o D&O ainda não seja considerado um benefício básico e em todas as empresas é que muitas ainda não entendem como funciona ou não prestam a atenção a isto.

Clique aqui para saber mais sobre o D&O.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME