O brasileiro é otimista por natureza, e essa disposição para esperar uma solução favorável é responsável por boa parte das decisões pela não contratação de um seguro. As empresas, no entanto, estão expostas a riscos a todo momento, que podem ter inúmeras origens, mas o resultado será sempre o mesmo: prejuízo para os negócios.
Os seguros empresariais existem para oferecer segurança diante de qualquer imprevisto. Com coberturas e serviços moldados de acordo com as necessidades do empreendimento, o empresário poderá ficar tranquilo para pensar no que realmente importa. Confira, abaixo, sete seguros para proteger sua empresa.
1. Directors and Officers
O D&O é um seguro que protege os bens pessoais de diretores, conselheiros e gestores envolvidos nos processos de decisão de uma empresa em relação a riscos desconhecidos ou aos quais eles não tiveram acesso ou controle.
Segundo Paulo Baptista, especialista em riscos de responsabilidade financeira e diretor da It’sSeg Partners, já é quase uma obrigação para as empresas de capital aberto oferecer essa garantia aos seus executivos e divulgar o valor de sua cobertura em relatórios anuais.
2. Garantia Judicial
O seguro Garantia Judicial é uma alternativa para débitos judiciais e substitui o depósito em dinheiro, penhora de bens ou fiança bancária em ações cíveis, tributárias e trabalhistas. Além de sua contratação ser rápida, ele torna o processo mais eficiente ao proteger o caixa da empresa.
Também pode te interessar:
Seguro Garantia Judicial ganha mais uma função com a reforma trabalhista
Responsabilidade Civil: sua empresa está atenta?
Caro empreendedor: seguro não é despesa, é investimento
3. Patrimonial
O seguro Patrimonial assegura o ressarcimento pelos prejuízos sofridos em incêndios, queda de raio, explosão e fumaça no local segurado. Coberturas opcionais podem ser adicionadas para preservar o caixa da empresa enquanto ela estiver paralisada por conta do sinistro, como danos elétricos, quebra de equipamentos, tumultos, subtração de bens ou de valores, derrame de sprinklers, desmoronamento, entre outros.
4. Seguro de Crédito
O seguro de Crédito garante que as dívidas de suas faturas serão pagas e auxilia na gestão de riscos contra a inadimplência ou insolvência de seus clientes. Sua apólice foi pensada para empresas que vendem a prazo para outras companhias, ou deseja expandir os negócios com uma condição que a diferencie dos concorrentes.
Segundo Karina Andrade, diretora comercial da Bergus, uma marca It’sSeg Company, ao garantir o recebimento das vendas futuras, as empresas podem otimizar o uso de seu capital produtivo, melhorar os índices de seu balanço e reduzir suas taxas de captação no Trade Finance.
5. E&O (Erros e Omissões)
O seguro E&O, também chamado de Responsabilidade Civil Profissional, cobre o pagamento de despesas decorrentes de danos causados pelo segurado, por falhas na prestação dos seus serviços. Sua apólice é indicada, especialmente, para profissionais liberais (médicos, engenheiros, dentistas, advogados, etc).
6. Auto Frota
O seguro Auto Frota é ideal para empresas com três ou mais veículos, sejam eles de passeio, utilitários ou de carga. Cobre os danos parciais ou integrais que aconteçam ao veículo em casos de colisão, incêndio, roubo e furto. Sua cobertura pode incluir, também, reparo de danos causados a terceiros em acidentes e outras opções de assistência.
7. Riscos Ambientais
Em 2015 uma das barragens da Samarco, em Mariana (MG), se rompeu, liberando o equivalente a 25 mil piscinas olímpicas de rejeitos. O acidente é considerado um dos maiores desastres ambientais da história brasileira e chamou atenção para problemas de gerenciamento de riscos e para as apólices de seguro de Riscos Ambientais.
O seguro de Riscos Ambientais cobre danos pessoais ou materiais causados a terceiros em caso de poluição súbita, assim como os custos totais de eventuais processos na Justiça e despesas com análise, identificação e tratamento das ameaças ambientais. Sua apólice inclui desde perigo a contaminação do solo até acidentes com veículos que transportam substâncias químicas.
Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no LinkedIn.