A inadimplência preocupa não só as pessoas físicas, mas também as jurídicas. Pelo 11º mês consecutivo, o número de empresas com contas em atraso bateu recorde no Brasil e chegou a 6,2 milhões em janeiro de 2020, de acordo com dados divulgados pelo Serasa Experian.
Todo negócio que comercializa produtos ou serviços a prazo fica exposto ao risco de inadimplência e insolvência dos seus clientes, situação que se agrava especialmente em tempos de crise econômica. Para evitar esse prejuízo, o seguro de crédito é utilizado com frequência pelas empresas como parte importante da proteção dos seus ativos.
Proteção contra riscos de inadimplência
O objetivo do seguro de crédito é indenizar o vendedor em caso de não pagamento pelo cliente. A cobertura pode ser bastante ampla, incluindo vendas para pessoas físicas, ou restrita a alguns compradores que representam um risco de crédito maior. É possível cobrir ainda o efeito do retardamento da dívida.
Em geral, os principais contratantes desse tipo de seguro são indústrias, prestadores de serviços, investidores e instituições financeiras; além de exportadores e importadores, que muitas vezes exigem prazos maiores de pagamento. No entanto, a apólice também pode ser contratada por empreendedores individuais, com CNPJ válido.
Gestão de riscos
O preço (prêmio) do seguro de crédito é calculado com base em diversos critérios, estipulados segundo a avaliação da seguradora. Mas de maneira geral, são analisados: todos os clientes para os quais é vendido a prazo; o setor de atividade do segurado; o prazo de pagamento para cada cliente e os históricos de inadimplência.
Mais do que proteger a rentabilidade da empresa, o seguro facilita o acesso a capital mais barato, possibilita condições de financiamento mais competitivas no mercado e reduz custos de cobrança, uma vez que será função da seguradora realizar a gestão dos créditos em atraso. Em resumo, ele garante que as dívidas das suas faturas serão pagas e auxilia na gestão de riscos.
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