Qual a diferença de um programa de Benefícios Flexíveis?

23 de março de 2021

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Não é de hoje que sabemos que a política de benefícios influencia diretamente a atração e retenção de talentos. Mais do que isso, o fornecimento de benefícios funciona como fator motivador no trabalho e, quando bem estruturado, gera satisfação pessoal.

Grande parte das empresas definem um plano fixo de benefícios, que inclui os de caráter obrigatório e os facultativos, no qual todos os funcionários recebem as mesmas vantagens, de acordo com as regras de elegibilidade.

Outra modalidade, que ganhou mais espaço nos últimos anos devido à transformação digital e presença de diferentes gerações no trabalho, é o plano flexível. Os benefícios flexíveis – também chamados de Beneflex – se diferenciam pela possibilidade de o funcionário escolher livremente, a partir de uma lista pré-determinada, aqueles que mais te interessam.

Como os benefícios flexíveis funcionam?

A empresa define quais produtos serão incluídos no programa e as regras para escolha, considerando um pacote mínimo para todos os funcionários.

Estabelecido como funcionará o Beneflex, o colaborador receberá uma quantidade de créditos ou pontos, com base na elegibilidade pré-estabelecida na primeira etapa.

Então, o programa é comunicado aos colaboradores e eles poderão montar seu pacote de benefícios, de acordo com suas necessidades individuais.

Após determinar o plano e a pontuação, toda a parametrização é realizada em uma ferramenta específica de benefícios flexíveis.

Quais benefícios podem ser flexibilizados?

De modo geral, todos os benefícios que não estão configurados como salário in natura (artigo 458 da CLT) podem entrar no Beneflex:

  • educação (natureza salarial afastada pelo artigo 458 da CLT);
  • assistência médica hospitalar e odontológica;
  • seguros de vida e de acidentes pessoais;
  • previdência privada;
  • vale alimentação e refeição (desde que inseridos no PAT);
  • vale cultura;
  • esportes;
  • entre outros.

Cabe ressaltar que as regras vigentes de órgãos regulatórios são mantidas para cada um dos benefícios incluídos no pacote.

Também é preciso adotar cuidado redobrado ao oferecer benefícios cuja natureza salarial não esteja afastada pela lei, fornecendo somente quando necessário ao exercício da função, por exemplo: automóvel para atividade externa ou celular corporativo.

É necessário, ainda, ter atenção especial ao modelo de pontuação e eventuais cobranças adicionais no que se refere a extensão do benefício para demitidos e aposentados.

Vantagens do Beneflex:

  • Maior oferta de benefícios;
  • Diminui custos com benefícios não utilizados;
  • Administração automática por uma única ferramenta;
  • Maior conscientização do colaborador quanto ao custo e valorização do benefício;
  • Oportunidade de comunicação constante e fortalecimento da cultura da empresa.

Aspectos desfavoráveis

  • Complexidade administrativa;
  • Opção limitada de prestadores no mercado, devido à vulnerabilidade do risco;
  • Custo adicional para gerenciamento do programa.

Implementação de benefícios flexíveis

A mudança de concessão dos benefícios corporativos deve ser efetuada por meio de instrumento coletivo, no qual é preciso constar a autorização de desconto em folha, exercício da opção, eventual alteração e outros elementos previstos em lei, para maior segurança jurídica da empresa.

A opção individual, bem como todas as alterações posteriores, precisa ser feita pelo colaborador de forma escrita e arquivada em seu prontuário.

Vale, ainda, contar com o apoio de uma consultoria de benefícios para estudar a viabilidade de implantação do projeto, com olhar para o perfil da empresa e de seus colaboradores, além da análise de práticas de mercado, no intuito de identificar quão aderente o beneflex é na realidade da organização.

O acompanhamento contínuo da plataforma de benefícios, dos pacotes oferecidos e da utilização também são importantes fatores de sucesso para a manutenção do programa.

 

A It’sSeg é uma consultoria que oferece gestão de benefícios de forma customizada. Oferecemos soluções simples e eficientes, sempre com máxima objetividade: se falamos, fazemos; se não podemos fazer, falamos. Envie uma mensagem, nossos consultores terão prazer em explicar detalhadamente o Beneflex.

ARTIGOS RELACIONADOS
Open Insurance e Previdência Privada: o que muda para a gestão de benefícios corporativos

Open Insurance e Previdência Privada: o que muda para a gestão de benefícios corporativos

A evolução do Open Insurance representa um avanço estrutural para a Previdência Privada e traz implicações diretas para lideranças de RH e benefícios. Ao ampliar a transparência, padronizar informações e facilitar a portabilidade, o modelo fortalece a governança dos planos e eleva o nível de decisão sobre um dos benefícios mais estratégicos da jornada do colaborador. 

O que os dados da ANS no 3º tri de 2025 revelam para os custos de saúde das empresas 

O que os dados da ANS no 3º tri de 2025 revelam para os custos de saúde das empresas 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os dados econômico-financeiros do setor referentes ao 3º trimestre de 2025.  

Os números indicam melhora consistente nos resultados das operadoras, com crescimento de receitas, lucro líquido em patamar recorde e redução da sinistralidade – sinais relevantes para empresas que buscam previsibilidade, sustentabilidade e melhor governança dos custos em saúde. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME