Seguro para danos corporais inclui danos morais?

03 de dezembro de 2020

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

É bastante comum ter apólices de seguro com coberturas para dano corporal e dano moral. Mas o que isso quer dizer?

Danos Corporais

Nos contratos de seguro, dano corporal é toda e qualquer forma de lesão física ou sequela causada ao corpo de uma pessoa. Além disso, morte e invalidez também estão cobertas nessa modalidade.

Danos Morais

Já os danos morais representam prejuízos imateriais, como o abalo psíquico, intelectual ou moral que uma pessoa sofre, seja ele por ataque à honra, intimidade, imagem, nome, privacidade ou até mesmo físico.

A reparação dos danos é feita por meio de uma compensação financeira à vítima. Exceto quando há cláusula expressa de exclusão na apólice do seguro. Frequentemente, quando contratada uma cobertura de dano corporal, o dano moral é risco excluído; e quando coberto, há uma cláusula independente, com verba específica para prejuízos morais. Isso significa que, em caso de sinistro, irá prevalecer o valor definido na cláusula que se refere ao tipo de dano sofrido pela vítima.

Por essa razão, ao avaliar um seguro de terceiros, tire todas as suas dúvidas com o consultor e esteja atento às coberturas previstas na apólice. O mesmo vale danos materiais.

Siga a It’sSeg no LinkedIn e fique por dentro das novidades!

ARTIGOS RELACIONADOS
Do risco de inundação à adaptação global: como o seguro prepara o Brasil para a COP31

Do risco de inundação à adaptação global: como o seguro prepara o Brasil para a COP31

O setor segurador brasileiro tem dado passos concretos para fortalecer sua atuação diante dos efeitos das mudanças climáticas, aproximando ações regionais de diretrizes globais.  

Um dos movimentos mais recentes – e simbólicos – é o lançamento, pela CNseg, de uma ferramenta regionalizada para análise de risco de inundação. A solução permite mapear vulnerabilidades com maior precisão e apoiar decisões técnicas em seguro, prevenção e políticas públicas. 

Lei do Contrato de Seguro entra em vigor em dezembro: o que muda para as empresas

Lei do Contrato de Seguro entra em vigor em dezembro: o que muda para as empresas

A Lei nº 15.040/2024, conhecida como Marco Legal dos Seguros ou Lei do Contrato de Seguro, entra em vigor em 9 de dezembro de 2025 e estabelece um novo padrão regulatório para o setor. 

A norma moderniza as relações entre seguradoras e contratantes, com impacto direto em empresas que dependem de seguros patrimoniais, operacionais e de responsabilidade civil para proteger ativos estratégicos e mitigar riscos financeiros. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME