O que é ZARC e qual sua importância para o agricultor

16 de junho de 2021

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Para reduzir os riscos causados por fenômenos climáticos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com outras instituições e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desenvolveu uma solução tecnológica para gestão de riscos na agricultura, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC). 

O método ZARC passou a ser aplicado no Brasil em 1996, pelo MAPA, quando foi utilizado pela primeira vez para a cultura do trigo. Desde então, a ferramenta ajuda na análise de riscos e permite identificar quais as melhores datas ou períodos de plantio e semeadura para uma determinada cultura ou município, levando em consideração as características do clima e o tipo do solo, bem como o ciclo de cultivares.

Após 25 anos de atividades, os estudos de zoneamentos agrícolas de risco climático já possuem dados sobre 40 culturas, sendo 24 permanentes, 15 de ciclo anual e o zoneamento para consórcio de milho com braquiária, que abrange 24 Unidades da Federação.

Como o ZARC funciona?

O ZARC utiliza uma metodologia própria, validada pela Embrapa e pelo MAPA, que analisa diferentes parâmetros de clima, solo e ciclos de cultivares para quantificar todos os riscos climáticos durante as lavouras. Esse estudo resulta na relação de municípios indicados ao plantio de determinadas culturas e seus respectivos calendários.

O modelo agrometeorológico desenvolvido analisa elementos que podem influenciar diretamente no desenvolvimento de diferentes produções agrícolas, como chuvas, temperatura, umidade no ar, geadas, quantidade de água no solo, demandas hídricas das culturas e outros elementos geográficos, como altitude, latitude e longitude.

O ZARC é revisado anualmente e suas atualizações podem ser consultadas em portarias publicadas no Diário Oficial da União ou no site do MAPA. 

Quem pode utilizar o ZARC?

O ZARC tem abrangência nacional e tem como principal benefício econômico a redução nos custos com seguridade agrícola, assim como a redução de riscos na produção. Consequentemente isso gera um aumento na produtividade e produção total das culturas, garantindo aos produtores agrícolas, por exemplo, a possibilidade de evitar que mudanças climáticas ocorram durante as fases mais sensíveis das suas culturas e tenham menos prejuízos. 

Para o planejamento e desenvolvimento de atividades no campo, assim como políticas públicas e para uma maior seguridade agrícola, o ZARC constitui uma tecnologia de apoio fundamental, pois permite aos produtores rurais e gestores de políticas públicas identificar o melhor momento para plantar.

Agricultores que seguem as recomendações do ZARC podem se prevenir contra os riscos climáticos e evitar perdas no seu cultivo, além de serem beneficiados pelos Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

As informações oficiais do ZARC podem ser acessadas pelo aplicativo Zarc Plantio Certo ou pela plataforma “Painel de Indicações de Riscos”, no site do MAPA.

 
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME