Entendemos que você passa muito tempo trabalhando, buscando formas de dar o máximo de conforto para seus filhos, mas em meio à correria, é preciso priorizar alguns momentos e acompanhar o crescimento deles. A psicóloga Patrícia Spada, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que a ausência paterna pode trazer danos no desenvolvimento das crianças e adolescentes, e ressalta a importância dos pais como referência.
Não ter o pai por perto até os 3 anos pode fazer com que a criança se sinta desprotegida, tenha dificuldade em diferenciar o que é certo ou errado e até desenvolva doenças cognitivas, obesidade, desnutrição e problemas afetivos. Na adolescência, pode provocar mudanças comportamentais que afetem a interação social.
Puxou ao pai
Além das suas características físicas, graças à genética, seu filho pode herdar predisposição a algumas doenças. Por isso, é importante que você pense em suas atitudes em relação à sua saúde antes mesmo de ser pai.
› A Universidade de Sussex no Reino Unido fez um estudo com mais de mil crianças voluntárias, em seis países diferentes, e concluiu que os filhos podem herdar até 40% do índice de massa corporal (IMC) dos pais. Em crianças obesas, o IMC herdado chega a 60%.
› Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), a hereditariedade é um dos fatores que influenciam na dependência do álcool, ou seja, filhos de pais alcoólatras têm mais chance de desenvolver o vício. Essa regra também se aplica para outras drogas.
› Um estudo feito pela Universidade Americana de Rochester, monitorou 169 crianças durante três anos e constatou que filhos de pais estressados ficam doentes com mais frequência.