Dia mundial do doador de sangue

14 de junho de 2017

14 de junho, escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial do Doador de Sangue, é um misto de agradecimento, alerta e conscientização. Apesar da boa vontade de muitos, o Brasil ainda tem um número de doadores abaixo do ideal e os bancos de sangue estão sempre precisando de mais voluntários.

Desmistificando

A baixa adesão da população às campanhas está relacionada a alguns mitos que envolvem o ato e que precisam ser desmistificados. Antes da doação é realizada uma triagem clínica que identifica se você pode ou não ser um doador com base no seu histórico médico, sua sinceridade é muito importante ao responder as perguntas. Existem alguns impedimentos temporários que variam de 48 horas a 5 anos, outros são definitivos, como algumas patologias, ser portador do vírus HIV, ter feito transplante ou outras complicações. Doar sangue leva em média 30 minutos, é totalmente seguro e não há risco de contaminação. A quantidade retirada é aproximadamente 400 ml, os níveis de plasma se normalizam em 24 horas, de glóbulos vermelhos em 4 semanas, e o ferro leva 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres, este também é tempo mínimo recomendado para a próxima doação. A quantidade de sangue doada não traz nenhum prejuízo à saúde ou rotina do doador. Caso tenha dúvida se você está apto a ser um doador, procure o hospital ou hemocentro mais próximo, ou se informe pelo site: prosangue.sp.gov.br.

Alguém precise de você

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é preciso que de 3% a 5% da população de um país seja doadora para manter os estoques regulares. Porém, no Brasil apenas 1,9% das pessoas doa sangue anualmente, conforme dados do Ministério da Saúde. A doação é destinada a vítimas de acidentes, mães que tiveram complicações durante o parto ou na gravidez, crianças anêmicas e pacientes com câncer. A maioria dos casos são emergenciais, por isso a necessidade dos estoques estarem sempre abastecidos. Apesar de existirem substâncias sintéticas que retardam uma transfusão, nada substitui o sangue humano.

Tipos Sanguíneos

Os tipos sanguíneos são: +A, -A, +B, -B, +AB, -AB, +O e –O. O tipo -O é o doador universal e o +AB é o receptor universal, mas todos os tipos precisam de doação. Doar sangue é um ato voluntário de generosidade e importante para toda a sociedade.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME