Desde a última terça-feira, dia 4, os beneficiários que registrarem demandas por informações ou reclamações pelo sistema de Notificação de Intermediação Preliminar (NIP) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), podem acompanhar o andamento da sua solicitação pelo celular. Desde o momento do registro da demanda até a resolução, os usuários receberão cinco avisos via SMS de acordo com as etapas de atendimento da solicitação, que são: protocolo; prazo inicial e final de conclusão pela ANS; finalização da demanda; e solicitação para entrar em contato com o Disque ANS caso seja necessário.
Notificação de Intermediação Preliminar
A NIP é um canal da ANS para resolução de conflitos entre beneficiários e operadoras de saúde. Por meio dela, o consumidor registra um questionamento ou reclamação, a operadora é notificada sobre a solicitação e tem o prazo de até 10 dias úteis para apresentar uma solução à queixa.
Mais acessível e transparente
O novo recurso pretende ampliar as formas de comunicação entre a Agência e os beneficiários, e tornar essa relação cada vez mais próxima e transparente. Reduzir o número de demandas NIP também é um dos objetivos da novidade, já que muitas demandas são inativadas por falta de retorno dos consumidores sobre a resolução do problema à ANS.
Para utilizar a NIP, acesse a Central de Atendimento ao Consumidor.