Tabagismo reduz, mas obesidade avança entre os beneficiários de planos

10 de março de 2017

É o que constatou o estudo Vigitel Brasil 2015, realizado pelo Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Enquanto o número de fumantes caiu 42% desde o último levantamento, realizado em 2008, o número de pessoas com excesso de peso aumentou 12,5% e o de obesos, 36%.

Perfil do estudo

A Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) é uma pesquisa realizada desde 2006 pelo Ministério da Saúde. A partir de 2008, com a parceria da ANS, passou-se a incluir os beneficiários dos planos de saúde dentro do levantamento.

O estudo atual foi realizado com 53.021 pessoas das capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Desse total, 30.549 eram beneficiários dos planos de saúde, sendo 19.345 mulheres e 11.204 homens.

Obesidade

Alguns de hábitos nocivos à saúde foram alterados, como o sedentarismo, que diminuiu 16,2%, e a melhoria na alimentação com o aumento no consumo de frutas, legumes e hortaliças, que passou de 27% para 32,9%. Mesmo com as mudanças positivas de alguns comportamentos, o último levantamento identificou que mais da metade dos beneficiários está com excesso de peso (52,3%), sendo que o número de obesos é de 17%, um número 36% maior do que o registrado na pesquisa anterior, quando 12,5% da população analisada sofria com o problema. Os resultados tiveram como base o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).

Ações de promoção de saúde são o caminho

O estudo reforça a necessidade de estímulo a ações de promoção de saúde como forma de melhorar a qualidade de vida dos beneficiários, prevenir o avanço das doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, colesterol, entre outras causadas principalmente pela obesidade, e reduzir os custos da saúde suplementar. Hoje, o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS inclui a cobertura de tratamentos de assistência à saúde de pacientes com problemas de sobrepeso e doenças decorrentes.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME