Se você contratou um plano de saúde e na hora de usar não encontrou o serviço contratado disponível, fique tranquilo! Vamos explicar o que você deve fazer em cada situação.
Meu plano de saúde cobre acomodação em enfermaria, mas na hora da internação só havia leito disponível em apartamento, terei que pagar pela diferença?
Não. Nesse caso você utilizará a acomodação do tipo apartamento sem qualquer custo adicional. Se houver um leito vazio, mesmo que superior ao contratado, o plano deve te atender. Essa regra vale tanto para hospitais próprios, quanto para credenciados pelo plano de saúde.
Meu médico e laboratório de preferência foram descredenciados do plano, o que devo fazer?
Os planos de saúde podem descredenciar médicos, clínicas ou laboratórios desde que a mudança seja informada aos beneficiários e que ela não reduza a quantidade de estabelecimentos disponibilizados sem a autorização prévia da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A operadora deve garantir o atendimento a seus beneficiários por meio de outros profissionais e estabelecimentos equivalentes dentro dos prazos estabelecidos pelo órgão regulador. Entre em contato com a sua operadora e se informe sobre outros prestadores na sua região.
Só encontro médicos e laboratórios muito distante da minha casa. Isso é normal?
O plano de saúde deve garantir cobertura assistencial dentro dos municípios e estados presentes no contrato.
Para manter a qualidade do atendimento aos beneficiários, a rede assistencial de cada plano comercializado é monitorada pela ANS. Se você não localizar um prestador na região presente no contrato, comunique o problema à Agência.