Disseminar a paz é um processo que depende de cada um. Precisamos estar atentos para denunciar a violência, seja ela em qualquer ambiente ou situação, além de praticar a tolerância e o respeito, sempre e acima de tudo.
Dia de Gandhi
30 de janeiro foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia da Não Violência, em homenagem ao líder pacifista Mohandas Karamchand Gandhi, que foi assassinado nesse mesmo dia em 1948. O intuito da data é chamar a atenção para a paz e o respeito aos direitos humanos.
Violência no Brasil
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de homicídios no país é maior que em países em guerra. Na Síria, por exemplo, nos últimos quatro anos, morreram 256 mil pessoas, enquanto no mesmo período foram quase 279 mil mortes no Brasil. As principais causas foram: acidentes fatais (principalmente mortes no trânsito), suicídios, homicídios (incluindo latrocínio e lesão corporal seguida de morte) e autorresistência (termo usado por policiais que alegam legítima defesa).
Aplicativos do bem
Não é apenas para entretenimento e praticidade que os aplicativos existem. Eles também servem para proteger, principalmente mulheres e crianças, de situações de violência e abuso. Listamos os mais interessantes:
/ Proteja Brasil / criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), orienta crianças e adolescentes a identificar e denunciar situações de violência.
/ Safetipin / avalia ruas, parques e praças, considerando critérios como iluminação, visibilidade e movimentação. Ao entrar em alguma área considerada de risco, uma mensagem de alerta é enviada automaticamente para um contato de segurança escolhido pelo usuário.
/ Clique 180 / além de possuir a lei Maria da Penha na íntegra, o aplicativo mostra delegacias mais próximas e orienta as mulheres sobre diversos tipos de agressão que elas podem sofrer sem ter a consciência de que são considerados violência.