Acaba de ser disponibilizada a nova versão do Detalhamento da Troca de Informações de Saúde Suplementar (D-TISS) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Interativa, a ferramenta possibilita o acesso a informações sobre volume e valores médios de consultas, exames e cirurgias realizados pelos beneficiários dos planos de saúde em clínicas, laboratórios e hospitais conveniados às operadoras. A atualização incluiu mais 2850 procedimentos ao sistema, totalizando 2933, sendo 2905 individuais e 28 grupos.
A partir de agora os procedimentos estão organizados em hospitalares e ambulatoriais. A pesquisa pode ser feita por frequência de uso, localização geográfica, visão epidemiológica, financeira e comparativa com indicadores da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), formada por mais de 30 países. As informações disponíveis compreendem ao intervalo de julho de 2015 a junho de 2016.
Dados de identificação dos atendimentos realizados na saúde suplementar provenientes do TISS, padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários, que tem como objetivo subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico-financeiro e assistencial das operadoras de planos privados, também foram disponibilizados na nova versão da ferramenta D-TISS.
Com os novos recursos da ferramenta a ANS busca integrar os dados de utilização dos serviços de saúde com informações técnico-científicas, para que possam ser utilizadas em processos de tomada de decisão de todos os agentes do mercado.
Clique aqui e acesse a ferramenta.