Maioria dos brasileiros se automedica, diz pesquisa

02 de maio de 2019

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Já falamos aqui sobre os perigos da automedicação e, com base em dados recentes, a preocupação é mais do que válida: segundo pesquisa realizada pelo Datafolha e encomendada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), quase 80% dos brasileiros se automedicam. Muitos, inclusive, o fazem até quando tem a receita médica nas mãos.

Segundo o levantamento, quase metade (47%) dos brasileiros se automedica pelo menos uma vez por mês. Além disso, um quarto (25%) o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana.

No caso dos que se automedicam até quando tem a receita médica em mãos, eles até passam pelo profissional da saúde, recebem o diagnóstico e a receita, mas não usam o medicamento conforme orientado, alterando a dose receitada. Esse comportamento foi relatado por 57% dos entrevistados, a maioria homens (60%) e jovens de 16 a 24 anos (69%).

A principal alteração na posologia se dá na redução da dose de pelo menos um dos medicamentos prescritos (37%). O principal motivo alegado pelos entrevistados é a sensação de que “o medicamento fez mal” ou “a doença já estava controlada”. Para 17%, o motivo que justificou a atitude foi o custo do medicamento.

Nunca é demais reforçar: a automedicação, quando vira rotina, pode trazer consequências graves à saúde. Em vez de agir por conta própria, procure sempre a ajuda de um profissional.

ARTIGOS RELACIONADOS
Digital Twins na Saúde: da simulação à personalização do cuidado

Digital Twins na Saúde: da simulação à personalização do cuidado

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

Como Planos de Saúde vão atender pacientes do SUS a partir de setembro

Como Planos de Saúde vão atender pacientes do SUS a partir de setembro

Em 2025, o acesso ao salário-maternidade se tornou mais inclusivo para mulheres autônomas, MEIs, seguradas especiais e contribuintes facultativas. A mudança, implementada pela Instrução Normativa INSS nº 188/25, eliminou a antiga exigência de carência mínima de 10 contribuições.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME