Estudo indica como evitar milhares de mortes por câncer

16 de abril de 2019

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Por ano, mais de 63 mil mortes por câncer poderiam ser evitadas no Brasil com a adoção de cinco hábitos de vida mais saudáveis. Essa versão do “prevenir é melhor do que remediar” vem de um trabalho realizado pelo departamento de medicina preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em parceria com Harvard (EUA), Cambridge (Inglaterra) e Queensland (Austrália).

O estudo, publicado na revista científica Cancer Epidemiology e divulgado pelo IESS (Instituto de Estudos da Saúde Suplementar), também indica que, ao adotar esses cinco hábitos mais saudáveis – confira quais são eles a seguir –, seria possível também prevenir 114 mil novos casos de câncer no Brasil, o equivalente a mais de 1/4 dos casos registrados anualmente.

Os cinco hábitos mais saudáveis listados pelo estudo são:

– Praticar atividades físicas;
– Abandonar o hábito de fumar;
– Reduzir ou evitar o consumo de álcool;
– Combater o excesso de peso;
– Ter uma alimentação mais saudável.

Uma projeção da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que, até 2025, o número de casos de câncer no Brasil deve crescer 50%, por conta do envelhecimento da população. Contra essa previsão estão os cada vez mais presentes programas de promoção de saúde que, claro, mostram o caminho a seguir para quem precisa – e deseja – adotar hábitos mais saudáveis.

ARTIGOS RELACIONADOS
Digital Twins na Saúde: da simulação à personalização do cuidado

Digital Twins na Saúde: da simulação à personalização do cuidado

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

Como Planos de Saúde vão atender pacientes do SUS a partir de setembro

Como Planos de Saúde vão atender pacientes do SUS a partir de setembro

Em 2025, o acesso ao salário-maternidade se tornou mais inclusivo para mulheres autônomas, MEIs, seguradas especiais e contribuintes facultativas. A mudança, implementada pela Instrução Normativa INSS nº 188/25, eliminou a antiga exigência de carência mínima de 10 contribuições.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME