É um fato: no Brasil, há mais mulheres titulares de planos de saúde do que homens. Segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o país hoje conta com 25,24 milhões de beneficiárias titulares de planos de assistência médica .
Com base na pesquisa Vigitel Saúde Suplementar de 2017, as mulheres parecem ter maior preocupação com a saúde, pois além de serem maioria entre titulares de planos de saúde, elas também apresentam indicadores melhores do que os homens quando o assunto é tabagismo (6,3% de mulheres adultas fumantes, contra 7,9% de homens), excesso de peso (47,6% contra 61,6%) e obesidade (15,5 contra 19,7%), por exemplo.
Dados do setor
No âmbito geral, o setor de saúde suplementar contabiliza 47.367.201 beneficiários em planos de assistência médica e 24.296.783 em planos exclusivamente odontológicos. Os dados são relativos ao mês de janeiro de 2019.
Nessas duas segmentações, a ANS identificou um aumento de beneficiários em relação ao mesmo período do ano anterior:
A ANS divulga esses números com base nos dados fornecidos pelas operadoras dos planos. Como ressalta a agência, esses dados podem sofrer modificações retroativas em função das revisões efetuadas mensalmente pelas operadoras.