Seguro Patrimonial: Empresas de vários segmentos devem considerar este produto

22 de novembro de 2023

Se o seu empreendimento passasse por um incêndio, qual seria a primeira providência a ser tomada? Embora seja um tópico sensível, considerar um cenário como este ao fazer o gerenciamento de riscos do seu negócio é primordial.

Existem situações que ameaçam a continuidade dos negócios, além de prejudicar o aspecto financeiro da empresa, caso venham a se concretizar. Podemos mencionar vendavais, danos elétricos e o roubo de bens, por exemplo.

“Quando nós temos um evento, sendo ele de qualquer natureza, por nós não estarmos esperando que isso ocorra, geralmente resulta num prejuízo muito significativo. Então quando você tem o seguro, a premissa é proteger o patrimônio”, explica Pedro Bulsoni, superintendente comercial da It’sSeg, em videocast da AgroMulher.

Como funciona o Seguro Patrimonial?

O Seguro Patrimonial tem como função proteger a integridade física das pessoas e de uma organização, a fim de prevenir ou reduzir os danos ao patrimônio. Funciona assim: o cliente adquire uma apólice onde constam todas as regras e coberturas. Em caso de sinistro, a empresa aciona a seguradora e recebe a indenização, conforme estabelecido em contrato.

“Um sinistro é algo muito incerto, não sabemos quando terá uma ocorrência. Então acredito que o principal ponto do Seguro Patrimonial é a continuidade do seu negócio, a segurança do investimento feito a longa data, muitas vezes, passado de geração pra geração”, ressalta Pedro.

O coordenador comercial da It’sSeg, Mauro Alysson, comenta também que com o seguro é possível resguardar não somente a base patrimonial, mas também a parte de produtos.

“Muitas vezes esses produtos acabam sendo produtos de terceiros e não só da própria empresa. Olhando para o setor agrícola, por exemplo, o produtor rural, muitas vezes, não tem a sua unidade de grãos específica e acabam alocando em um terceiro. Então o seguro patrimonial também é importante neste sentido”, diz. 

Em outras palavras, o seguro é uma ferramenta vital para resguardar os bens das companhias, independentemente do setor em que atuam.

Setor Comercial

Empresas deste segmento geralmente mantêm um amplo estoque de produtos. O seguro protege não apenas o espaço físico, mas também outros prejuízos.

“Quando a gente fala sobre estruturas físicas, a ocorrência mais comum é incêndio. Existe também o vendaval, cada vez mais presente no nosso país, as catástrofes naturais. Portanto, é importante considerar essas coberturas”, afirma Bulsoni. 

Setor Industrial

Indústrias enfrentam riscos específicos devido à natureza de suas operações. O seguro para este segmento abrange proteção para maquinários, equipamentos, estoques de matéria-prima, entre outros, ajudando a mitigar perdas financeiras.

“A quebra de um maquinário é um prejuízo muito expressivo, então a gente pode transferir este risco para o mercado segurador”, indica o diretor comercial. 

Setor de Serviços

Empresas de serviços, embora geralmente não tenham estoques físicos extensos, possuem ativos valiosos, como tecnologia, mobiliário de escritório e documentos importantes. O seguro patrimonial aqui se concentra em proteger esses ativos, oferecendo cobertura contra danos e roubo, por exemplo.

Modalidades do Seguro Patrimonial

Antes de falar sobre as modalidades do seguro patrimonial, é preciso ter em mente que seu contrato é construído a partir de dois limites: os Limites Máximos de Indenização (LMI) e Limite Máximo de Garantia (LMG). O primeiro representa o valor máximo de responsabilidade assumida pela seguradora por cobertura da apólice como um todo. Já o segundo é o valor máximo que pode ser pago pela seguradora em um único sinistro.

O LMG pode ser contratado sob duas formas: risco absoluto, no qual o valor do bem é declarado pelo segurado no momento da contratação do seguro e, em caso de sinistro, a seguradora realiza a apuração do valor real do bem. Se esse valor for superior ao declarado pelo segurado, haverá aplicação da Cláusula de Rateio, ou seja, a indenização será reduzida na proporção da diferença entre o prêmio pago e aquele que seria efetivamente devido. Ou risco relativo, em que o segurador responde pelos prejuízos integralmente, até o montante do limite máximo de garantia, deduzidas eventuais franquias. Não há aplicação de cláusula de rateio.

Para escolher os limites da apólice é necessário cautela e bom senso. Ao mesmo tempo em que você não quer contratar um valor excessivo e gastar além do que precisa, vale a pena imaginar todos os cenários possíveis para não subestimar os riscos do negócio.

Conte com a consultoria da It’sSeg em Seguro Patrimonial

A It’sSeg oferece diferenciais na contratação do seguro patrimonial: inspeção nos locais sem cobrança adicional; orientação independente de fechamento do seguro – laudo antecipado para que a seguradora tenha aceitação melhor; equipe de engenharia própria que faz a inspeção e analisa o risco; além de áreas comercial e técnica lidando diretamente com você.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME