O que pode impactar o valor do seu plano de saúde (e que talvez você não saiba)

12 de abril de 2023

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Antes de contratar um convênio médico é importante entender algumas informações. Você sabia, por exemplo, que existe uma variedade de fatores que podem aumentar ou diminuir a mensalidade do seu plano de saúde?

Ao longo deste artigo, selecionamos alguns itens que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua assistência médica. Afinal, o melhor convênio é aquele que atenderá às suas necessidades financeiras e, consequentemente, o seu estilo de vida.

Como as suas escolhas impactam no valor do plano de saúde?

Existem algumas decisões no momento da contratação do plano que irão influenciar diretamente no preço da mensalidade. Optar pela abrangência nacional ou escolher uma ampla rede de coberturas, por exemplo, pode elevar o valor do convênio.

Com isso, é importante que antes de contratar o plano, você faça uma reflexão sobre o seu estilo de vida. Você é uma pessoa que viaja com frequência para outros lugares do Brasil? Se a resposta é não, a abrangência regional pode oferecer maior custo-benefício.

Você gostaria de ter atendimento com dentistas no seu plano de saúde? Em caso de afirmativa, existe a opção de contratar um convênio com assistência odontológica inclusa.

Ou seja, quanto maior forem as coberturas e abrangência do plano, mais impacto terá no valor da sua mensalidade.

O bom uso do plano de saúde também impacta na mensalidade

É importante lembrar que o valor do plano de saúde não termina na contratação. Pelo contrário, fazer o bom uso dos serviços disponibilizados pela operadora também influencia no preço da mensalidade. É o que chamamos de reajuste.

O reajuste acontece todo ano. Vamos supor que uma pessoa utilize com frequência o convênio médico, muitas vezes fazendo consultas e exames sem necessidade. Essa alta taxa de utilização pode influenciar nos gastos que a operadora vai ter para continuar oferecendo o atendimento daquele plano.

Existem também pacientes que buscam tratamentos ou descontos em remédios cobertos pelo convênio, que não foram indicados pelo profissional médico. Ou seja, além de prolongar a cura, os gastos do plano se manterão elevados durante este período, fazendo com que o reajuste seja maior no próximo ano.

A prevenção é uma forma eficaz de reduzir os custos

Os hábitos de vida influenciam diretamente na saúde das pessoas. Práticas como sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool podem aumentar o risco de doenças crônicas, tipo diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, entre outras.

O tratamento dessas doenças ou enfermidades mais prolongadas geram maiores despesas médicas e, consequentemente, aumentam o valor do convênio. Sendo assim, a prevenção também faz parte do bom uso do plano.

Consultas de rotina, exames preventivos e vacinação são fundamentais para manter a saúde em dia e evitar gastos desnecessários. É importante, também, adotar hábitos de vida saudáveis e manter as consultas com seu médico de confiança em dia.

Como vimos, é fundamental acertar na contratação do plano (que pode ser facilitada por meio de um consultor) para que a escolha não pese no seu bolso. Já por outro lado, também é importante usar os serviços da forma certa, para garantir que o reajuste não prejudique aqueles que dependem da assistência.

ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME