O que acontece com o Seguro Auto quando o carro roubado é recuperado?

18 de julho de 2023

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Sem dúvidas, um dos principais motivos que levam os proprietários de veículos a contratarem um seguro é a possibilidade da cobertura no caso de roubo ou furto do automóvel. Separamos algumas informações que você precisa entender, caso esteja passando por esta situação, ou deseja se prevenir diante da ocorrência.

O que acontece quando um carro roubado é recuperado?

O primeiro passo é o proprietário fazer a liberação do veículo junto aos órgãos competentes. Já o tratamento do seguro pode variar dependendo das circunstâncias e das políticas da seguradora envolvida. A princípio, um conjunto de cenários são levados em consideração.
 
 
Condições do veículo
Após a recuperação, é importante avaliar o estado do automóvel. Se ele estiver danificado ou precisar de reparos, o seguro pode cobrir os custos necessários para restaurá-lo em sua condição original. É necessário entrar em contato com a seguradora para relatar o ocorrido e iniciar o processo de avaliação e reparo, se aplicável, lembrando que nesse caso há a aplicação da franquia do seguro.
 
 
Indenização integral
Em alguns casos, quando o veículo roubado sofreu danos significativos ou foi declarado como perda total antes da recuperação, a seguradora pode indenizar o segurado pelo valor do veículo conforme plano contratado. Nesse caso, após a liquidação do sinistro e pagamento da indenização ao proprietário, a seguradora se torna proprietária dos salvados, após a recuperação.
 
 
Documentação necessária
É importante notificar imediatamente a seguradora sobre a recuperação do veículo roubado e fornecer todas as informações relevantes, como boletim de ocorrência policial, detalhes sobre a recuperação e qualquer informação adicional solicitada pela seguradora.
 
Reembolso de despesas

Dependendo da apólice de seguro e das condições estabelecidas, as cias disponibilizam canais que auxiliam o segurado na recuperação, como reboque, transporte alternativo ou outras despesas cobertas pelo seguro, caso não seja possível atendê-lo de forma imediata e se autorizado pelas cias de seguros é possível solicitar o reembolso relacionado ao roubo e à recuperação do veículo. É necessário verificar as condições específicas da apólice para entender quais despesas são reembolsáveis. 

É fundamental entrar em contato diretamente com a Seguradora ou Corretora para obter informações precisas e orientações específicas sobre o seu caso. Cada seguradora pode ter políticas e procedimentos diferentes em relação à recuperação de veículos roubados.

ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME