Seguro de Máquinas Agrícolas: Gestão de Riscos na Propriedade Rural

13 de junho de 2024

A aquisição de máquinas agrícolas requer um investimento considerável para mantê-las em um bom estado de funcionamento. Afinal, os riscos inerentes ao trabalho no campo, como tombamento de tratores, superaquecimento de motores, contaminação de combustíveis, falhas nos sensores e quebra de peças, podem resultar na paralisação de atividades e até no atraso da colheita, causando prejuízos significativos aos agricultores.

A contratação de um seguro adequado permite que o produtor rural mantenha suas operações ininterruptas, evitando que os resultados do seu trabalho sejam comprometidos.

As seguradoras, por outro lado, cobrem os custos de reparo e substituição de maquinários e equipamentos, garantindo que estes mantenham seu valor de mercado. Essa proteção contribui para a saúde financeira da propriedade rural.

 

Máquinas e equipamentos agrícolas que podem ser segurados

Tratores: Cobertura para prejuízos causados por incêndio, explosão, desastres naturais, entre outras ocorrências.

Colheitadeiras, plantadeiras e semeadoras: Cobertura para danos mecânicos, além de proteção contra intempéries climáticas.

Pulverizadores: Por serem máquinas de menor porte, considere a proteção contra roubo. Outra cobertura interessante é para contaminação por produtos químicos, que pode manter o equipamento inoperante ou danificá-lo por completo.

Implementos agrícolas, sistemas de irrigação, ferramentas de limpeza e outros instrumentos também podem ser segurados. O seguro abrange uma ampla variedade de dispositivos estacionários ou móveis, próprios ou financiados.

 

Falta de manutenção pode colocar tudo a perder

Manter manutenção de máquinas agrícolas não é barato. Porém, adiar os cuidados encarece ainda mais a operação. Fazer a revisão preventiva pode reduzir os custos pela metade durante o ano, além de evitar surpresas desagradáveis.

Na ocorrência de um sinistro (falha, superaquecimento ou quebra, por exemplo), a seguradora irá avaliar se a máquina teve a supervisão adequada para seguir operando. Se comprovado que o maquinário foi negligenciado, o produtor pode perder o direito à indenização do seguro.

Portanto, avalie qual é a melhor época para fazer uma manutenção periódica – afinal, você não quer a máquina parada na oficina no período intenso de plantio e colheita. Planeje-se em relação a gastos com materiais e prestadores de serviço.

 

O que avaliar ao contratar um seguro para máquinas agrícolas

Cada propriedade rural apresenta necessidades singulares, por isso é crucial dedicar tempo para avaliar quais máquinas e equipamentos merecem proteção adicional e priorização.

Analisar cuidadosamente as coberturas que melhor se adequam à sua realidade também é fundamental. Por exemplo, caso a propriedade não esteja localizada próxima a rios, lagos ou represas, não se faz necessária a contratação de cobertura para danos e despesas causados pela proximidade com a água.

Sempre considere a relação entre o valor do seguro e os benefícios oferecidos. Geralmente, um investimento um pouco maior resulta em uma cobertura mais abrangente e eficaz.

Para garantir a contratação adequada para seus equipamentos, conte com a orientação e suporte de uma corretora especializada em seguros rurais, como a It’sSeg. Com essa avaliação detalhada dos riscos aos quais sua propriedade está mais exposta durante o dia a dia das operações, você obterá economia e assertividade na escolha do seguro.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME