A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), instituição responsável por regulamentar os planos de saúde particulares no Brasil, adicionou três novos procedimentos na lista de coberturas obrigatórias.
Destaque para o fechamento do apêndice atrial esquerdo (percutâneo). O procedimento busca prevenir o Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pacientes com fibrilação atrial não valvar (um tipo de arritmia cardíaca), e que tenham contraindicação e/ou falha à terapia com anticoagulantes orais (ACO).
Outros dois procedimentos passaram a ter cobertura
Ecobroncoscopia com punção aspirativa com agulha fina
Trata-se de um exame para determinar a localização e a extensão de tumores em pacientes com diagnóstico de câncer de pulmão.
Teste de detecção de HLA-B27
Usado para o diagnóstico em indivíduos com suspeita de espondiloartrite axial, uma doença reumática inflamatória crônica.
Vale destacar que o teste de detecção de HLA-B27 já constava na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde. No entanto, a utilização desse procedimento sofreu alteração em sua Diretriz de Utilização (DUT), para que sua cobertura fosse ampliada.
Quando os procedimentos passam a ter cobertura dos planos de saúde?
Tanto a ecobroncoscopia com punção aspirativa quanto o teste de detecção de HLA-B27 passaram a ter cobertura em 21/06.
Já o fechamento do apêndice atrial esquerdo, usado na prevenção do AVC, será incluído em 1/07, sendo oferecido pelos planos particulares a partir desta data.
Sobre a lista de coberturas obrigatórias
Durante as reuniões de diretoria da ANS, são decididos quais procedimentos passarão a ter cobertura obrigatória dos planos de saúde. Essa medida visa melhorar a assistência ao paciente e promover o acesso a exames, medicamentos e outros métodos de tratamento.