A importância de uma boa hidratação

31 de janeiro de 2021

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Beba mais água! Você provavelmente já ouviu essa recomendação em algum momento e ela não é à toa. A água é a grande responsável pelo transporte de nutrientes, pela regulação das células e de outras funções vitais do organismo. Por isso, não restam dúvidas sobre a importância da água para a saúde.

Somos feitos de água

O total de água existente no corpo dos seres humanos corresponde a 75% do peso na infância e a mais da metade na idade adulta. Ainda assim, sem fazer esforço, uma pessoa costuma perder cerca de 2,6 litros de água por dia – praticando atividade física, essa perda pode chegar a 3,6 litros.

Funções da água em nosso corpo

A água é o principal componente das nossas células e fundamental no transporte de substâncias como o oxigênio, além de ser essencial para a absorção de nutrientes e sais minerais e ajudar a eliminar substâncias tóxicas pela urina. A água também regula a temperatura do corpo e produz a lubrificação dos olhos.

Dicas para uma boa hidratação

  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia. Essa conta pode até parecer muito, mas, na verdade, equivale entre 10 a 15 copos de 200 ml. A água pode ser pura ou “temperada” com rodelas de limão e folhas de hortelã, por exemplo;
  • Frutas e verduras têm bastante água e isso contribui para a ingestão diária do líquido;
  • Água de coco também é uma ótima opção para manter o corpo hidratado;
  • Faz parte da cultura alimentar do brasileiro o consumo na forma de bebidas como café e chá. Neste caso, entretanto, convém não adicionar açúcar ou substituir por bebidas adoçadas artificialmente como refrigerantes, achocolatados ou sucos de caixinha;
  • Se for consumir bebida alcoólica, a dica é intercalar com água. E lembre-se: se for beber, que seja com moderação.
ARTIGOS RELACIONADOS
Digital Twins na Saúde: da simulação à personalização do cuidado

Digital Twins na Saúde: da simulação à personalização do cuidado

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

Como Planos de Saúde vão atender pacientes do SUS a partir de setembro

Como Planos de Saúde vão atender pacientes do SUS a partir de setembro

Em 2025, o acesso ao salário-maternidade se tornou mais inclusivo para mulheres autônomas, MEIs, seguradas especiais e contribuintes facultativas. A mudança, implementada pela Instrução Normativa INSS nº 188/25, eliminou a antiga exigência de carência mínima de 10 contribuições.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME