Saúde Corporativa: 3 fatores essenciais para ações eficientes

19 de julho de 2024

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Desenvolver ações de saúde no ambiente de trabalho pode parecer simples, como ginástica laboral, suporte psicológico, consultoria nutricional e palestras. Essas opções tendem a gerar resultados rápidos. No entanto, sem uma avaliação contínua dos KPIs dessas atividades e a ausência de um cronograma consistente, as melhores ideias podem se tornar medidas pontuais e ineficazes.

A prevenção é um dos pilares da gestão de saúde. Para empresas que oferecem planos de assistência médica aos colaboradores, a falta de iniciativas neste aspecto tem um impacto ainda maior. A sinistralidade do plano tende a aumentar, indicando alta demanda por serviços clínicos e hospitalares.

Vale lembrar que grande parte das pessoas vai ao médico apenas quando já estão com alguma dor moderada ou grave. Isso pode atrasar o diagnóstico e prolongar o tratamento, resultando até mesmo no afastamento do funcionário. 

Como desenvolver ações de saúde nas empresas?

Primeiro, é necessário identificar as principais necessidades do público-alvo. Investigue quais são os principais casos de sinistralidade no plano de saúde da empresa. Essa pesquisa fornecerá um embasamento para iniciar as ações internas, de acordo com o tema mais relevante para os funcionários.

É importante ressaltar que uma boa ação de saúde não necessariamente trará resultados imediatos. Toda atividade passa por uma fase de amadurecimento e aceitação pelos colaboradores. A empresa pode começar com projetos menores até que se tornem um hábito na organização. O foco deve ser na qualidade dos programas, não na quantidade.

Comunicação eficaz e engajamento das lideranças

Se os líderes não estiverem comprometidos, provavelmente haverá barreiras na participação dos funcionários. Além disso, quando a ação não é amplamente conhecida por todos os setores, pode acontecer de o projeto ser realizado apenas uma vez, mesmo após o tempo e investimento gastos.

As iniciativas de saúde devem ser acessíveis e adaptadas à realidade das pessoas. Ofereça flexibilidade, opções online e incentivos para aumentar o engajamento.

Monitoramento e ajustes são fundamentais

Colete dados sobre a participação e o impacto das ações, permitindo melhorias contínuas. Ferramentas de feedback e pesquisa de satisfação podem ser essenciais nesta etapa. Questione-se, também, sobre a efetividade e relevância dos programas, para evitar que eles sejam mantidos sem resultados reais.

A equipe de saúde ou de SST da empresa pode auxiliar o RH a organizar e potencializar os recursos financeiros que já possui. O sucesso dependerá do comprometimento das áreas envolvidas e de uma mudança genuína na cultura da organização.

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