O fim de ano é dividido em duas partes: durante as festas e pós-festas. Na hora da confraternização não estamos tão ligados às regras básicas de uma alimentação saudável e a culpa por ter comido a mais aparece só no dia seguinte, quase sempre acompanhada de inchaço, náuseas, vômitos e até diarreia.
Passei da conta, e agora?
Os sintomas de desconforto e mal-estar que sentimos são decorrentes da intoxicação do organismo. Essas toxinas são substâncias nocivas encontradas em aditivos, conservantes, corantes, adoçantes e outras substâncias químicas presentes nos alimentos. Nesse momento nosso corpo pede o famoso Detox. Para isso, conte com alimentos frescos e ricos em fibras, como legumes, verduras, frutas e grãos, que contribuem para a eliminação das toxinas acumuladas no organismo de forma natural e saudável.
Quais alimentos são esses?
Abacaxi e hortelã: ricos em vitaminas, água e fibras, também auxiliam na digestão das gorduras;
Limão e lima: Contêm vitamina C, ácido cítrico e uma substância chamada d-limoneno, que ajudam no funcionamento do fígado;
Maçã: possui substâncias antioxidantes que protegem as células dos radicais livres;
Gengibre: ativa o metabolismo, fortalece o sistema imunológico, facilita a digestão e o trabalho intestinal;
Pepino e melancia: ambos diminuem a pressão arterial e eliminam toxinas, pois são ricos em água e diuréticos;
Arroz integral: rico em fibras, faz o intestino funcionar melhor, favorecendo a eliminação de toxinas.
Não esqueça também de tomar bastante água, ela é fundamental para manter o organismo hidratado e acelera a eliminação das toxinas.