Apesar do constante crescimento do número de beneficiários nos planos odontológicos, que hoje totalizam 22,3 milhões em todo o País, o cuidado odontológico está centralizado no volume de procedimento, já que a remuneração é quantitativa. Uma prática que além de não sustentável, falha na atenção clínica ao paciente.
A fim de aperfeiçoar o atendimento prestado por estes planos, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou na última semana o Projeto Sorrir. A iniciativa visa estimular as operadoras a adotarem um modelo de cuidado mais qualificado, com foco na prevenção, reorganizando a dinâmica atual, privilegiando a qualidade e a inovação na prestação de serviço.
Além de vantagens aos beneficiários, o Projeto trará às operadoras redução de custos, protocolos clínicos e bonificação por indicadores de qualidade. A adesão é voluntária, as empresas que quiserem participar devem se inscrever no projeto, que será implementado ao longo de nove meses e monitorado pela ANS. Ao final desse período será possível comparar os resultados entre os planos que fizeram parte do projeto e os que não aderiram à iniciativa.
Estrutura do Projeto Sorrir
A iniciativa está baseada nas seguintes premissas: divisão do cuidado em quatro módulos que compõem a prevenção e o tratamento, com utilização de protocolos clínicos; introdução de um gestor do cuidado responsável pela coordenação da atenção prestada ao beneficiário; avaliação das ações através de indicadores e medidas de qualidade; utilização de uma medida de qualidade na composição da remuneração do prestador de serviço; e novas formas de comunicar esse novo modelo e agregar valor para beneficiários e prestadores.
Cerca de 70% do cuidado é focado na atenção básica ao paciente, que estará sob a responsabilidade de um profissional de referência. Dessa forma, o beneficiário terá um acompanhamento completo de seu tratamento, mesmo que direcionado a especialistas.
Diante do crescimento do mercado de planos odontológicos está é uma iniciativa importante para mensurar o retorno de programas de prevenção e promoção da saúde dentro deste segmento, aumento a satisfação dos pacientes e buscando remunerar melhor os profissionais dessa área.
Clique aqui e acesse o Projeto Sorrir.