ANS inicia série de encontros do Grupo de Trabalho Debates Fiscalizatórios

13 de fevereiro de 2017

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Em 2016, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) criou o Grupo de Trabalho Debates Fiscalizatórios, um projeto destinado a aproximar a sociedade e os agentes da área de saúde e promover a discussão sobre os procedimentos adotados pela Agência para a criação de novos modelos e ações fiscalizatórias.

Ainda no ano passado, como etapa preparatória, foram reunidos e apresentados resultados de ações da Agência que reduziram o tempo médio de apuração e de decisão de processos administrativos. Também foi feito um benchmarking onde a ANS avaliou ações de fiscalização de diversos órgãos do Poder Executivo Federal, a fim de conhecer as boas práticas realizadas no país.

Pontapé inicial

O primeiro encontro oficial do Grupo aconteceu em 7 de fevereiro desse ano, apresentando os dados da fase preparatória e trazendo para a discussão representantes de operadoras e órgãos de defesa do consumidor. Nele, a ANS apresentou possíveis caminhos para um novo sistema de fiscalização.

Um deles é a “Fiscalização por Faixa de Desempenho”, no qual a Agência monitoraria as operadoras segundo dados e indicadores já produzidos por ela e enquadraria as operadoras em faixas de desempenho, cada uma com seu nível de escalonamento, medidas e sanções, garantindo isonomia e proporcionalidade às ações de fiscalização.

Já o segundo modelo, “Fiscalização Indutora de Boas Práticas”, sugere uma atuação integrada entre diretorias e órgãos da ANS e punições mais rigorosas, concentradas nos casos mais graves de desenquadramento, além de respostas satisfatórias ao beneficiário e à sociedade.

Na próxima reunião, que acontecerá no fim de março, cada membro do Grupo poderá apresentar suas propostas e sugestões presencialmente, ampliando os debates e permitindo que a construção do novo modelo seja efetivamente feita em conjunto.

ARTIGOS RELACIONADOS
Licença-maternidade passa a ser contada após alta hospitalar

Licença-maternidade passa a ser contada após alta hospitalar

A partir da sanção da Lei nº 15.222/2025, em 29 de setembro, o período de internação da mãe ou do recém-nascido não será mais descontado da licença-maternidade. Agora, em casos de hospitalização superior a 14 dias, o início da contagem dos 120 dias de afastamento passa a valer apenas após a alta hospitalar, considerando a data mais tardia entre mãe e bebê.  

Planos de Saúde passam a cobrir novos medicamentos para Lúpus

Planos de Saúde passam a cobrir novos medicamentos para Lúpus

O ano de 2025 trouxe avanços e contradições ao mercado de trabalho. De um lado, setores como tecnologia, saúde, energia renovável e infraestrutura ampliaram contratações. De outro, empresas enfrentam uma crise de engajamento, refletida em desmotivação, absenteísmo e rotatividade elevada. 

ANS atualiza Rol de Procedimentos e amplia cobertura de planos de saúde

ANS atualiza Rol de Procedimentos e amplia cobertura de planos de saúde

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME