A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determinou a suspensão da venda de 17 planos de saúde, pertencentes a três operadoras, por conta de reclamações relacionadas a cobertura assistencial. A medida é temporária e começa a valer na próxima sexta-feira (7/12).
Juntos, os planos cujas vendas foram suspensas possuem 156,6 mil beneficiários – estes, por sua vez, estão protegidos com a medida e com a assistência regular a que têm direito garantida.
Em paralelo à suspensão, a ANS liberou a comercialização de 19 planos de saúde de oito operadoras. Esses produtos poderão voltar a ser vendidos para novos clientes também a partir do dia 7/12.
Reclamações
Entre 1º de julho e 30 de setembro, os canais de atendimento da ANS registraram 17.314 reclamações de natureza assistencial. Dessas, 16.442 foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento.
No período, 95,62% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP). Isso representa um aumento em relação ao ciclo anterior (93,2%), garantindo resposta ao problema dos consumidores.