Empresas de pequeno e médio porte são o principal alvo de ataques cibernéticos

11 de agosto de 2022

Atualmente, a segurança de dados tem sido uma das principais preocupações de empresas em todo o mundo. Embora o avanço tecnológico tenha revolucionado a forma como as companhias armazenam informações, o fenômeno também abriu portas para novas ameaças, como os ataques cibernéticos.

Podem ser muitos os prejuízos de uma invasão hacker: vazamento de dados, instalação de vírus ou programas duvidosos, e-mails e mensagens com conteúdo de spam, entre outros. Os criminosos identificam uma vulnerabilidade da empresa e aproveitam para atacar.

No meio destes incidentes virtuais, os empreendimentos de pequeno e médio porte se tornaram um dos principais alvos. Segundo levantamento da companhia de cibersegurança Kaspersky, os ataques hackers em PMEs brasileiras cresceram 41% entre janeiro e abril de 2022, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

A ausência de uma infraestrutura de segurança digital e soluções de tecnologia da informação tornam os negócios de pequeno e médio porte mais vulneráveis a estes ataques. Quer saber mais? Listamos os principais motivos a seguir.

Por que as PMEs são alvos de ataques cibernéticos?

1. Falta de investimento em segurança digital

Boa parte das PMEs brasileiras não têm soluções pré-estabelecidas para o caso de um ataque hacker. Cerca de 80% dos pequenos empreendimentos, com até 50 funcionários, usam apenas versões domésticas e gratuitas de softwares de segurança, facilitando a invasão do sistema.

2. Falta de um profissional especializado

É difícil encontrar pequenas organizações que disponham em seu quadro de colaboradores um agente de tratamento de dados pessoais, como exige a LGPD. Geralmente, a função é direcionada a funcionários não especializados, tornando a segurança de dados da empresa mais vulnerável.

3. Ser a porta de entrada para uma grande empresa

Alguns hackers enxergam a possibilidade de invadir os sistemas de grandes multinacionais por meio de empresas menores. Caso as organizações de pequeno e médio porte estejam relacionadas a grandes companhias, certamente poderão ser alvo de ciberataques.

4. Déficit de uma boa política de segurança virtual

A falta de orientação para os colaboradores da empresa sobre a importância da segurança de dados também é um atrativo para os hackers. Quanto mais preparados os funcionários estiverem para lidar com as ameaças digitais, maior serão as chances de sucesso na proteção de dados da sua empresa.

Prejuízos de um ataque cibernético para as empresas de menor porte

Os danos podem ser os mesmos sofridos por grandes corporações: fraudes financeiras, perdas e vazamento de dados, indisponibilidade de sistemas e servidores, entre outros.

A diferença será a proporção do impacto. Um ataque cibernético em uma empresa de pequeno porte pode gerar um prejuízo financeiro bem mais elevado. Ou seja, é mais difícil para uma PME se recuperar de um ciberataque, justamente pelos recursos serem mais limitados.

Como as empresas podem se proteger

O primeiro passo é investir na prevenção. Adotar soluções de proteção, como a instalação de antivírus nos equipamentos dos colaboradores é um ótimo caminho para minimizar as chances de ataques hackers.

Não podemos esquecer também que se não há infraestrutura de cibersegurança, além da empresa estar mais vulnerável, ela perde a chance de identificar ameaças em estágio inicial e mitigar danos maiores. Assim, pequenas e médias organizações são mais acessíveis para os infratores e estão sujeitas a verem ameaças digitais acarretarem danos significativos no aspecto financeiro.

É possível investir também em um seguro cibernético. Para contratar o serviço, as seguradoras exigem que os empreendimentos adotem medidas rígidas de segurança no tratamento de dados. Por isso, é importante contar com consultores de seguro especializados no assunto.

Dessa forma, será definida uma apólice de seguro com ampla cobertura para eventuais danos, podendo garantir desde o pagamento para resgate de dados por extorsão, despesas para contenção de vazamento e comunicação aos usuários, até multas administrativas.

Share
ARTIGOS RELACIONADOS

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME