Avaliação de Riscos: Chave para a Contratação do Seguro Patrimonial

11 de julho de 2024

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Ao contratar um Seguro Patrimonial, a avaliação de riscos é essencial. Nesta etapa, a seguradora analisa os detalhes da propriedade: localização, instalações, padrão construtivo, tipo de atividade, e outras características que contribuem para a mitigação dos riscos. Assim é possível antecipar e prevenir a ocorrência de incidentes como incêndio, alagamento, vendaval, roubo, danos elétricos e inúmeras outras ocorrências que podem ser seguradas.

A avaliação de riscos determina o prêmio (valor) do seguro. Caso os riscos sejam elevados, a seguradora pode declinar a contratação. Este declínio geralmente acontece quando a empresa não faz a gestão adequada dos seus riscos, como por exemplo: não ter um plano de combate a incêndio, possuir uma rede elétrica frágil, ou não adotar boas práticas quanto a manutenção periódica de suas instalações.  

Análise da propriedade e da gestão de riscos da empresa impacta na contratação e renovação da apólice

Cada empresa possui seus riscos específicos. Por isso, a seguradora pode exigir a implantação de mecanismos de segurança para oferecer cobertura.

Atividades de alto risco, como ambientes frigorificados ou unidades de recebimento de grãos, exigem cuidados especiais quanto as suas características. Inclusive, nestes casos, é orientada a realização de inspeção prévia, para um diagnóstico preciso.

Na It’sSeg, a análise e gestão de risco estão no nosso DNA. Não apenas orientamos, como realizamos inspeções, muitas vezes, sem custo adicional no local da propriedade. Isso nos permite uma colocação de risco mais segura e integralizada, e aumenta as chances aceitação por parte da seguradora.

Duração do Seguro Patrimonial

A apólice de seguro tem como período de cobertura de 1 (um) ano, ou 2 (dois) anos em casos remotos. Nós acompanhamos junto aos nossos clientes a evolução do risco e o desenvolvimento de maturidade protecional.

Na renovação da apólice, caso a empresa tenha seguido as recomendações feitas anteriormente, o processo fica mais simples. Caso contrário, um novo plano de gestão de risco, se fará necessário.

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