Cirurgia robótica para câncer de próstata é incluída no Rol da ANS

09 de dezembro de 2025

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou, na última sexta-feira (5/12), a incorporação da primeira cirurgia robótica do Brasil no Rol de Procedimento e Eventos em Saúde 

A prostatectomia radical assistida por robô terá cobertura obrigatória por planos de saúde do país, a partir de abril de 2026. 

O que é Prostatectomia 

A prostatectomia radical é uma cirurgia indicada para tratar o câncer de próstata localizado, oferecendo chances reais de cura quando a doença ainda não se espalhou.  

A tecnologia permite maior precisão durante o procedimento, reduz sangramentos, diminui o tempo de internação e melhora os resultados funcionais em comparação com as técnicas tradicionais. 

Leia também  

Maioria dos pacientes tem mais de 60 anos 

O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente em pessoas do sexo masculino, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). 

A maioria dos casos surge após os 60 anos, justamente quando há maiores obstáculos para cuidar da saúde — seja por questões culturais, falta de informação ou dificuldade de acesso ao sistema público e privado. 

O que disse a ANS 

Segundo o presidente da ANS, Wadih Damous, a medida representa “um passo importante na modernização da saúde suplementar, ampliando o acesso a tecnologias que oferecem melhores resultados clínicos e mais qualidade de vida aos pacientes”. 

A Conitec publicou, em outubro de 2025, uma recomendação positiva para a prostatectomia radical assistida por robô após analisar novos avanços científicos e considerar que a rede pública já possui infraestrutura instalada -atualmente são 40 plataformas robóticas em operação no SUS.  

Pela legislação, quando o SUS aprova uma tecnologia, a ANS também deve incorporá-la ao rol de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde. Com essa aprovação, a expectativa é que o setor privado aumente seus investimentos para expandir a capacidade instalada no país. 

ARTIGOS RELACIONADOS
Decreto nº 12.712/2025: entenda todas as mudanças no PAT

Decreto nº 12.712/2025: entenda todas as mudanças no PAT

O Brasil é o país mais expressivo emocionalmente em plataformas corporativas, segundo estudo do Bitrix24. Curtidas, sorrisos e emojis não são apenas diversão: eles vêm mudando a forma como equipes se comunicam, fortalecem conexões e ajudam a transmitir empatia no dia a dia das empresas. 

O levantamento mostra que 72% dos profissionais se sentem mais reconhecidos em ambientes que estimulam o uso de emojis, GIFs e reações – um indicativo de que a comunicação corporativa está se tornando mais emocional, multimodal e alinhada aos hábitos digitais da força de trabalho. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME