Cobrança de taxa de primeira consulta

17 de agosto de 2017

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Já ligou para um consultório para agendar atendimento pela primeira vez e foi informado que existia a cobrança de uma taxa para isso, já que o médico não atendia primeira consulta pelo convênio?

Praticada por muitos profissionais, a cobrança de uma taxa ou do valor inteiro de consulta particular no primeiro atendimento é ilegal. Trata-se de um ato de má fé do prestador, que se aproveita dos beneficiários que não conhecem claramente seus direitos e estão buscando pelo serviço.

Segundo a ANS, os prestadores cadastrados pela operadora não podem cobrar a parte por um atendimento que está incluso no contrato de serviço do plano. Os planos médicos incluem acesso ilimitado a consultas, o valor pago por elas já está embutido na mensalidade do plano. Assim, não é permitido qualquer tipo de cobrança extra, independe de ser a primeira consulta.

Os beneficiários que passarem por essa situação devem denunciar o médico ao conselho de medicina de sua cidade, à operadora do seu plano de saúde e à ANS, órgão que regula o setor suplementar, por meio de um dos seus canais de atendimento disponíveis no site da Agência.

ARTIGOS RELACIONADOS
Cirurgia robótica para câncer de próstata é incluída no Rol da ANS

Cirurgia robótica para câncer de próstata é incluída no Rol da ANS

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou, na última sexta-feira (5/12), a incorporação da primeira cirurgia robótica do Brasil no Rol de Procedimento e Eventos em Saúde.  

A prostatectomia radical assistida por robô terá cobertura obrigatória por planos de saúde do país, a partir de abril de 2026. 

Decreto nº 12.712/2025: entenda todas as mudanças no PAT

Decreto nº 12.712/2025: entenda todas as mudanças no PAT

O Brasil é o país mais expressivo emocionalmente em plataformas corporativas, segundo estudo do Bitrix24. Curtidas, sorrisos e emojis não são apenas diversão: eles vêm mudando a forma como equipes se comunicam, fortalecem conexões e ajudam a transmitir empatia no dia a dia das empresas. 

O levantamento mostra que 72% dos profissionais se sentem mais reconhecidos em ambientes que estimulam o uso de emojis, GIFs e reações – um indicativo de que a comunicação corporativa está se tornando mais emocional, multimodal e alinhada aos hábitos digitais da força de trabalho. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME