Como proceder quando serviço contratado não estiver disponível?

02 de fevereiro de 2017

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Se você contratou um plano de saúde e na hora de usar não encontrou o serviço contratado disponível, fique tranquilo! Vamos explicar o que você deve fazer em cada situação.

Meu plano de saúde cobre acomodação em enfermaria, mas na hora da internação só havia leito disponível em apartamento, terei que pagar pela diferença?

Não. Nesse caso você utilizará a acomodação do tipo apartamento sem qualquer custo adicional. Se houver um leito vazio, mesmo que superior ao contratado, o plano deve te atender. Essa regra vale tanto para hospitais próprios, quanto para credenciados pelo plano de saúde.

Meu médico e laboratório de preferência foram descredenciados do plano, o que devo fazer?

Os planos de saúde podem descredenciar médicos, clínicas ou laboratórios desde que a mudança seja informada aos beneficiários e que ela não reduza a quantidade de estabelecimentos disponibilizados sem a autorização prévia da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A operadora deve garantir o atendimento a seus beneficiários por meio de outros profissionais e estabelecimentos equivalentes dentro dos prazos estabelecidos pelo órgão regulador. Entre em contato com a sua operadora e se informe sobre outros prestadores na sua região.

Só encontro médicos e laboratórios muito distante da minha casa. Isso é normal?

O plano de saúde deve garantir cobertura assistencial dentro dos municípios e estados presentes no contrato.
Para manter a qualidade do atendimento aos beneficiários, a rede assistencial de cada plano comercializado é monitorada pela ANS. Se você não localizar um prestador na região presente no contrato, comunique o problema à Agência.

ARTIGOS RELACIONADOS
ANS atualiza Rol de Procedimentos e amplia cobertura de planos de saúde

ANS atualiza Rol de Procedimentos e amplia cobertura de planos de saúde

Nos últimos anos, motoristas e empresas que operam frotas têm enfrentado um aumento expressivo de riscos associados a eventos climáticos extremos — enchentes, tempestades, granizo, deslizamentos e até ciclones extratropicais. Essas ocorrências afetam diretamente a mobilidade, a segurança e os custos de manutenção dos veículos, além de pressionarem o mercado de seguros a rever coberturas e valores. 

ESG nas negociações sindicais: o papel estratégico do RH

ESG nas negociações sindicais: o papel estratégico do RH

Nos últimos anos, o ESG – sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) – deixou de ser apenas uma pauta de sustentabilidade para se tornar um pilar nas relações de trabalho.  

Atualmente, o tema começa a ganhar espaço nas negociações sindicais e acordos coletivos, exigindo que os departamentos de Recursos Humanos atuem de forma mais proativa e alinhada às novas demandas sociais. 

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME