O vírus da influenza é transmitido por tosse, espirro ou fala da pessoa infectada. Ele entra no organismo pelo nariz e se multiplica. Os sintomas começam a aparecer entre um a quatro dias após o contato com o vírus, chamado de período de incubação. Os principais sintomas são: tosse seca, dor de garganta, coriza, febre, calafrios, tremores, dor de cabeça e mialgia (dor muscular). Em casos mais graves, pode gerar bronquite aguda, pneumonia, laringite aguda e otite. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 500 mil pessoas morrem todos os anos no mundo por causa da gripe e suas complicações.
Versão 2017
Devido à mutação frequente da doença, todos os anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza estudos e faz uma previsão de quais vírus da influenza podem aparecer durante o inverno nos hemisférios norte e sul. A partir desse estudo, a Anvisa determina a composição da vacina para aquele ano. Neste ano de 2017, as vacinas de influenza trivalente terão os seguintes vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A criação de uma nova vacina é complexa e dura, em média, 6 meses.
A, B e C
Até o momento, três tipos de influenza foram descobertos pelos cientistas, são elas: influenza A, B e C. Os tipos A e B atacam o homem, o tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas e costuma atingir animais como galinha e porco.