Nossa visão é responsável por captar 80% das informações que recebemos. Sua importância é tanta que foi criado o Dia da Saúde Ocular, a fim de chamar a atenção para a prevenção e cuidado com os olhos.
Problemas oculares
Existem várias doenças oculares, como: conjuntivite, tracoma, catarata e glaucoma. Diabetes e hipertensão, se não tratadas, também podem comprometer a capacidade de enxergar. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 246 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda moderada ou severa da visão causada por questões genéticas, patologias ou acidentes, como o descolamento de retina. proteja seus olhos Alguns hábitos são fundamentais para garantir uma boa saúde ocular, como: visitas regulares ao oftalmologista, não fumar, reduzir a exposição ao sol, usar óculos escuros com fator de proteção contra raios UV, usar colírio somente quando recomendado, evitar coçar os olhos, ter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas D e E. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 98% dos brasileiros não consomem as quantidades adequadas dessas vitaminas. A falta delas pode causar degeneração da retina.
Cuide da visão dos pequenos
A visão das crianças pede cuidado redobrado. Distúrbios como o daltonismo e estrabismo podem ser identificados na infância. O estrabismo pode ser resolvido com óculos de grau ou cirurgia. O daltonismo, apesar de não ter cura, deve ser identificado o quanto antes para que não interfira no processo de aprendizagem. O retinoblastoma, um tipo de câncer ocular, também pode ser diagnosticado logo na infância. Uma dica fácil para identificá-lo é tirar uma foto da criança com o flash ligado. Caso a pupila apareça esbranquiçada, procure um oftalmologista.