Aproveitando que 20 de julho é o Dia do Amigo, queremos ressaltar a importância de ter e ser amigo. Afinal, os vínculos que você constrói ao longo da vida interferem diretamente na sua saúde e bem-estar.
Segredo da longevidade
Para descobrir o que faz as pessoas viverem mais e melhor, em 1937 a Universidade de Havard iniciou um estudo, que continua até hoje. O projeto, que acompanha milhares de pessoas com diferentes estilos de vida, chegou à conclusão que o fator que mais influencia a saúde são os relacionamentos. Segundo George Valliant, coordenador do estudo há 30 anos, manter laços fortes e ativos de amizade aumenta em até 22% as chances de uma pessoa de 70 anos chegar bem aos 80.
Hormônio da amizade
A ocitocina, conhecida como hormônio do bem-estar, estimula a interação entre as pessoas, melhora o humor e diminuir a ansiedade. Enquanto a adrenalina aumenta os níveis de estresse, a ocitocina ajuda a reduzir os batimentos cardíacos e regular a pressão sanguínea, diminuindo a probabilidade de infartos e derrames. Ou seja, quem tem amigos, vive com mais saúde.
Cuidado com as redes sociais
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Pittsburgh nos Estados Unidos, as pessoas mais viciadas em redes sociais têm até três vezes mais chances de ter depressão. A culpa não é diretamente desses sites, mas sim do tempo que as pessoas passam neles, acreditando que a vida das outras é mais interessante. Gastar muito tempo nas redes sociais pode impedir que novas experiências reais, que geram bons sentimentos, aconteçam. Lembre-se, você não precisa ter mil amigos nas redes sociais para ser feliz, você só precisa de um amigo de verdade.