Em 1992, no dia 22 de março, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. O intuito é promover debates quanto ao uso consciente desse importante bem natural. 70% do planeta é coberto por água, 97,5% é de água salgada e apenas 2,5% de água doce, distribuída em geleiras e subsolos congelados, aquíferos, lagos, rios, umidade do ar, solo, entre outros.
Somos de água
A água é o elemento mais abundante no organismo humano. Um homem tem em média 60% do seu corpo composto por água e a mulher tem até 50%. Em um país tropical como o Brasil, uma pessoa não sobreviveria mais que quatro dias sem água; no frio, esse tempo aumenta para, no máximo, sete dias. Uma pessoa normal perde cerca de 2,6 litros de água por dia, sem fazer esforço. Se praticar atividade física, essa perda pode aumentar para até 3,6 litros. Por isso, é muito importante se manter hidratado, ingerindo em média dois litros de água por dia.
Uso consciente
A ONU estipula que 110 litros de água são suficientes para atender às necessidades de consumo e higiene de uma pessoa por um dia. No Brasil, segundo o último diagnóstico feito em 2012 pelo Serviço de Água e Esgoto, o consumo médio diário de água por habitante é de 159 litros . Uma torneira aberta por um minuto gasta até 20 litros de água; lavar a louça com a torneira aberta, durante 15 minutos, gasta mais de 240 litros; escovar os dentes durante 5 minutos com a torneira meio aberta consome 12 litros de água; um banho de chuveiro elétrico por 15 minutos consome cerca de 144 litros. Se você fechar o registro enquanto se ensaboa, pode economizar mais de 50 litros. Consuma água de forma consciente, as gerações futuras agradecem.