Dia mundial da gentileza

13 de novembro de 2017

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Comemorado em 13 de novembro, o Dia Mundial da Gentileza foi criado por vários países em uma conferência em Tóquio, em 1996, com um único objetivo: encorajar atitudes positivas para construir um mundo mais amável e justo.

Gentileza gera felicidade

Em um estudo da Universidade da Califórnia, os participantes foram estimulados a praticarem gentilezas durante dez semanas, entre elas: oferecer ajuda a pessoas desconhecidas, fazer elogios e ser mais cordial. Como resultado, todos registraram aumento do índice de felicidade. Isso porque a gentileza está relacionada à liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Qualidade pessoal, vantagem profissional

Nossa rotina, sempre cheia de tarefas e obrigações, nos faz esquecer da importância de ser gentil. Uma pesquisa da Gattermayr Consulting, instituição especializada em ética e gentileza corporativa, realizada com mais de 400 executivos de grandes empresas, revela que a gentileza, quando genuína, contribui para ter melhor desempenho na carreira, maior admiração e maior capacidade de influência. Inclusive, 63% dos entrevistados consideram a gentileza como uma vantagem profissional.

Gentileza X Obrigação

Um grande passo para melhorar o convívio em sociedade é entender a diferença entre gentileza e obrigação. A primeira é esperada, a segunda é necessária. Dar um bom dia, doar sangue, pedir licença ao passar e ser voluntário são belos atos de gentileza. Não estacionar em vagas preferenciais, ceder lugar para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida no transporte público e filas são obrigações e devem ser respeitadas. Dar passagem para outros carros é um ato de gentileza, dar passagem para ambulâncias, bombeiros e policiais é obrigação dentro das regras de trânsito. Pratique a gentileza e inspire as pessoas ao seu redor.

Share

ALTO CONTRASTE

ARTIGOS RELACIONADOS
Como as vacinas realmente funcionam?

Como as vacinas realmente funcionam?

Vacinas são desenvolvidas de diferentes formas, depois de identificado qual o antígeno. O importante é que o imunizante não cause a doença.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL

    AO INFORMAR MEUS DADOS, EU CONCORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COM OS TERMOS DE USO

    PROMETEMOS NÃO UTILIZAR SUAS INFORMAÇÕES DE CONTATO PARA ENVIAR QUALQUER TIPO DE SPAM

    VOLTAR PARA A HOME
    Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.